Filho larga tudo para cuidar da mãe com Alzheimer

"O nosso vínculo é muito grande”


599 shares Compartilhar Tweet

O motoqueiro Fausto Moura, de 59 anos, largou o trabalho em uma empresa de informática para cuidar da mãe dele, Cândida Blanche Santos, que tem Alzheimer.

Fausto é um filho exemplar. Ele cozinha para a mãe, lava suas roupas, dá banho nela e a leva para passear na garupa da sua motocicleta.

A “Dona Blanche”, como é conhecida, tem outros quatro filhos, que também ajudam cuidar da mãe quando podem. A família vive em Uberlândia, Minas Gerais.

“É claro que não tenho o mesmo padrão de vida que eu tinha financeiramente, mas conto com a ajuda de custo de um irmão para cuidar da nossa mãe”, disse Fausto ao G1.

A Dona Blanche começou a ter os primeiros sintomas da doença 15 anos atrás. O Alzheimer é uma doença degenerativa e progressiva, que causa atrofia do cérebro. O sintoma mais conhecido da doença é a perda de memória.

Coxa – apelido de Fausto – decidiu levar Dona Blanche para conhecer o mundo das motocicletas para que ela não ficasse sozinha em casa. A dupla se juntou a um grupo de motoqueiros para viajar e fazer trilhas na serra.

Fausto registra esses momentos ao lado da mãe no seu perfil no Facebook. Nas fotos, eles aparecem almoçando, passeando e fazendo compras.

“Eu arrumo depois do banho e ela faz pose para tirar fotos. Adora. É uma forma de diverti-la”, conta Fausto. “Minha mãe é minha vida, tudo pra mim. A pessoa que sempre me aceitou em tudo que fiz. A única que me apoiou a vida toda. O nosso vínculo é muito grande”.

Dona Blanche precisa de ajuda 24 horas por dia, e, por conta da idade, já não pega mais a estrada com o filho. Passear só se for na cidade.

Irmã de Fausto, Jaqueline Moura, de 47 anos, disse que todos admiram o que Fausto faz pela mãe: “Apoiamos como podemos, mas o Fausto dedica a vida dele a ela”.

Fotos: Fausto Moura/Acervo Pessoal


Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar
Escolher um formato
História
Lista