fbpx

Médica faz festinha de aniversário para garoto durante troca de sangue

Sem a troca de sangue, o garoto corre o risco de ter um AVC isquêmico.


médica festinha aniversário surpresa menino troca sangue
PUBLICIDADE ANUNCIE

A cada trinta dias, Vinícius Melo, 14 anos, precisa trocar uma quantidade de sangue para não ter acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI).

Nascido em Macapá, no Amapá, ele é portador da doença falciforme, mais conhecida como anemia falciforme, uma doença hereditária, que altera a forma dos glóbulos vermelhos do sangue, normalmente arredondados, deixando-os com o aspecto de uma “foice”.

Os glóbulos vermelhos são responsáveis por transportar o oxigênio para os órgãos do corpo. Em pessoas portadoras de anemia falciforme, os glóbulos deformados ficam presos nos vasos sanguíneos, dificultando a passagem do sangue e a oxigenação dos tecidos do corpo.

Os pais de Vinícius descobriram a doença quando ele tinha 1 ano e 2 meses. Com apenas 7 anos, sofreu um acidente vascular cerebral isquêmico – deformados, os glóbulos vermelhos obstruíram a artéria, impedindo que o sangue levasse oxigênio para o cérebro. Um ano depois, Vinícius teve seu segundo AVCI.

médica festinha aniversário surpresa menino troca sangue
Vinícius com a mãe, Lindaci Viana, em mais uma batalha contra a doença falciforme, sem deixar de sorrir

médica festinha aniversário surpresa menino troca sangue

Apesar das trocas de sangue não resolverem seu problema, elas diminuem as chances de um novo AVCI. A última troca, no Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá, foi mais do que especial, pois teve bexigas, bolo de chocolate e salgadinhos. Coincidiu de ser no mesmo dia em que Vinícius completaria 14 anos: 11 de outubro.

A ideia da festinha no leito do hemocentro foi da médica hematologista Luciana Machado, que cuida de Vinícius desde que era bebê. “Sei do seu aniversário desde pequenino, pois como toda criança, ficava muito ansioso com a aproximação da data. Ele teria que fazer a transfusão de troca no período, mas orientei que não precisaria ser no dia do seu aniversário, para que tivesse um dia mais tranquilo”, conta Luciana ao Razões para Acreditar.

médica festinha aniversário surpresa menino troca sangue
Vinícius com a médica hematologista Luciana Machado

Porém, Vinícius insistiu com sua mãe, Lindaci Viana, que gostaria de fazer a transfusão na data. “Então, junto com a equipe multiprofissional do hemocentro, tivemos a ideia de fazer uma festinha surpresa para ele e, por coincidência, para o Rafael, outro paciente da mesma idade, que também pediu à mãe para consultar no dia do seu aniversário. Foi muito emocionante!

Vinícius não escondeu a emoção de poder celebrar mais um ano no lugar onde batalha pela sua vida e ao lado de pessoas que lutam junto com ele. “Ele ficou super emocionado. Uma criança que convive com tanto sofrimento por causa da doença e agora encontra pessoas que querem lhe proporcionar momentos de felicidade”, afirma a mãe.

Dá play no vídeo:

PUBLICIDADE ANUNCIE

Leia também:

Pediatra dança com crianças para animá-las no seu tratamento: “Doutor Dançarino”

Estudante de medicina adapta receita de paciente que não sabe ler

[Nota da Redação]

Agora temos um canal no YouTube! Assista ao primeiro vídeo falando sobre uma inciativa que une Brechó com adoção de animais, e se inscreva no canal aqui.

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

médica festinha aniversário surpresa menino troca sangue

crédito das imagens: Arquivo da família

PUBLICIDADE ANUNCIE

PUBLICIDADE ANUNCIE

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar