Protetor das florestas comemora aniversário na Amazônia

A decoração da festa de aniversário do Seu Zeca foi simples, mas nem precisava de muita coisa, com o cenário ao redor: a Amazônia maranhense.


aniversário floresta amazônia

A decoração da festa de aniversário do Seu Zeca foi simples, mas a verdade é que nem precisava de muita coisa, com o cenário ao redor: a Amazônia maranhense, reunião de árvores frondosas e centenárias, a mais bela decoração para um defensor da natureza.

‘Zeca de Manoca’, como todos o conhecem na região, completou 71 anos ao lado de familiares na roça dele, em Governador Nunes Freire, onde vive há quatro décadas. É na roça que Zeca se sente bem, convivendo com as árvores, todas elas mantidas de pé.

“É onde ele gosta de estar. Então, a família resolveu organizar o aniversário dele na roça. Com um tema bem rústico, singelo, mas não menos bonito”, disse Rivanio Santos, sobrinho de Zeca, em conversa com o Razões para Acreditar.

aniversário floresta amazônia
Rivanio comemorou mais uma primavera no meio da floresta

Ele conta também que a festa na roça era um desejo da tia dele e esposa de Zeca. A filha do casal, Roseane, que é confeiteira, fez o bolo, os docinhos e organizou a decoração.

Leia também: Fotógrafo registra o cotidiano encantador de Ribeirinhos no interior da Floresta Amazônica

“Não foi uma festa surpresa, meu tio sabia de tudo. Ele ficou muito feliz com a demonstração de carinho e respeito à sua história.”

aniversário floresta amazônia

Zeca de Manoca trabalhou a vida inteira na roça e lutou, ainda luta, pela defesa dos direitos dos trabalhadores rurais e da preservação do meio ambiente. “Um cara nascido na roça e criado na terra”, afirma o sobrinho.

Ele teve 5 filhos e tirava da venda de açaí, colhido nos pés de Juçara, o sustento de sua família. “Não tinha como comemorar seu aniversário em outro lugar, no pouco de floresta que ainda resta, como forma de agradecimento por tudo o que ela proporcionou”, finalizou Rivanio.

crédito das fotos: divulgação


Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar