Conheça o projeto que usa a capoeira para tirar crianças da rua

Tirar das ruas crianças e jovens de várias regiões do Brasil e do mundo é seu principal objetivo, além de apresentá-las a roda de capoeira.


capoeira
73 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

Desde 1999, Ronivon Santos (Mestre Bico-Duro) realiza projetos voluntários com crianças carentes da vila anglo-brasileira, em São Paulo, através do projeto Tribo MirimTirar das ruas crianças e jovens de várias regiões do Brasil e do mundo é seu principal objetivo, além de apresentá-las a roda de capoeira.

Mais de 20 crianças já passaram pelo projeto em São Paulo, mas há filiais em Morungaba, Ilhabela, São Bernardo do Campo e várias cidades no sul da Bahia, que também realizam uma intensa troca cultural e incentivam dezenas de crianças a ocupar seu tempo na capoeira, desenvolvendo disciplina, autoconhecimento e respeito.

capoeira

O projeto também está sendo implementado na África, nas cidades de Luanda e Maputo. Nesses lugares, são poucas as opções de lazer para as crianças, que sofrem diariamente com a criminalidade, o tráfico de drogas e a exploração sexual.

Com mais da metade da população de Angola e Moçambique sendo composta por crianças, fica praticamente impossível não fazer alguma ação a respeito.

O foco do programa é fortalecer os laços culturais, escolares e familiares dessas crianças, formalizando parcerias com instituições que promovem saúde e bem-estar para jovens africanos, doando instrumentos e materiais para a prática de capoeira, incentivando crianças e jovens das comunidades a fazerem parte do projeto, gravando um documentário sobre a cultura local e realizando oficinas de capoeira, samba de roda, maculelê e construção de berimbau.

Para que isso aconteça, eles precisam de recursos.

Se você concorda que as crianças de Angola e Moçambique devem ter a mesma oportunidade que damos para as crianças daqui, contribua no crowdfunding do Vakinha e faça parte dessa energia!

Crowdfunding

Facebook

Leia também: Professor luta capoeira com aluno com deficiência motora

Fotos: Divulgação


Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar
Escolher um formato
História
Lista