fbpx

Aplicativo convida pais a criarem histórias com os filhos

O aplicativo gratuito Inventeca convida os pais a criarem histórias com os filhos.


aplicativo convida pais criarem histórias filhos
PUBLICIDADE ANUNCIE

Se você gosta de gosta de ler histórias para crianças e também adora ouvir histórias contadas pelos pequenos, então precisa conhecer aplicativo gratuito Inventeca. Ele traz dois livros ilustrados e animados sem textos.

O aplicativo, da empresa de tecnologia Storymax, faz jus ao nome. O usuário pode criar uma história e gravar o áudio de cada página. Depois, é só salvar o arquivo com o nome da história narrada e do autor para ouvir quando quiser.

A fundadora da Storymax, Samira Almeida, afirma que a ideia é estimular a imaginação das crianças, principalmente das mais novas, até 10 anos.

“Os mais novos chegam com o livro e dizem que vão ler para mim. Eles contam uma história diferente do que está escrito. Tem um exercício de adivinhação a partir do que estão vendo”, disse Samira ao PorVir.org.

aplicativo convida pais criarem histórias filhos
Divulgação

“Isso é natural na criança. Ler as imagens vem antes do texto. Quando começam a ser alfabetizados, passam a deixar de ler a imagem. Eles têm até um pouco de vergonha de ler os livros que têm menos texto. A leitura das imagens não deveria ser desvalorizada”, acrescenta.

PUBLICIDADE ANUNCIE

Outra razão para criar o aplicativo é o incômodo que ela sente ao ver que os adultos usam celulares e tablets para distrair as crianças. Ela queria uma experiência que os adultos e as crianças pudessem aproveitar juntos.

aplicativo convida pais criarem histórias filhos
Divulgação

É uma atividade que chama para a atividade do pai com o filho, do professor com o aluno. As pessoas desenvolvem intimidade com o filho. Gera assunto. Se a criança criar a história sozinha, ela também pode mostrar o que fez”, conta Samira.

Como funciona?

Disponível para dispositivos Android e iOS, o Inventeca foi produzido com o apoio do Ministério da Cultura, é gratuito e simples de usar. Ao entrar, o usuário encontra uma estante de livros com duas histórias. Ele escolhe uma delas e entra na primeira tela. Na página ilustrada, há um botão vermelho, para gravar o áudio. Dá para criar várias versões da mesma história. Para apagar, é só colocar o dedo sobre a história por alguns segundo, e clicar no “x”.

Assista ao vídeo abaixo:

crédito da foto de capa: Carlos Pupo/Divulgação

PUBLICIDADE ANUNCIE

PUBLICIDADE ANUNCIE

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar