E se as animações da Disney/Pixar fossem sobre o folclore brasileiro?


folclore brasileiro

Nosso país tem uma rica cultura e o folclore brasileiro não fica para trás, são dezenas de contos e histórias que ouvimos quando crianças e que ajudam formatar nossa personalidade e identidade enquanto brasileiros.

Já imaginou como seriam os cartazes de filmes do folclore brasileiro se fossem feitos pelas grandes produtoras Hollywoodianas, como Disney, Pixar ou DreamWorks? O designer e ilustrador Anderson Awvas pensou.

“A ideia principal do projeto “Folclore BR: Uma nova visão” é inspirar e regar a plantinha do pensamento para quem sabe fazer florescer uma vontade de criar alguma obra inspirada na nossa rica cultura”, disse ele no seu site.

Mas, além do que simplesmente reimaginar os pôsteres colocando nossas raizes neles, Awvas criou os cartazes como uma provocação ao nosso mercado de entretenimento infanto-juvenil que tanto dá valor à culturas “de fora”  e muito pouco enxerga nossas próprias estórias e artistas talentosos.

Veja algumas delas sobre o folclore brasileiro:

Procurando Sacy

folclore brasileiro
“Resolvi recriar o Saci num universo sombrio em que ele não tem nada de assustador. Mirei em “Procurando Nemo” (Pixar, 2003) com uma pitada de “O estranho mundo de Jack” (Skellington Productions, 1993).”

A Pequena Yara

folclore brasileiro
“Mergulhei junto do clássico “A pequena sereia”, animação de 1989, para dar vida a uma baita repaginação da lenda da sereia Yara”.

Mãe D’Ouro

folclore brasileiro
A Mãe d’Ouro é uma repaginação para se encaixar no lado oposto ao frio congelante de Frozen, animação da Disney de 2013.

Anhangá – O Menino Cervo

folclore brasileiro
“A ideia de um novo Anhangá adaptado em um pôster de “Valente” (Brave, Disney Pixar, 2012)”

Naiá – A Lenda da Vitória Régia

folclore brasileiro
Esse veio na onda de Moana, animação recente da Disney.

Para finalizar o projeto em grande estilo, Anderson não parou por aí e criou  “As Lendas Guardiãs”, onde todas as cinco lendas anteriores (e mais algumas!) se juntam para deter um ritual maléfico da nossa bruxa mór das matas, ELA MESMA! A CUCA!

folclore brasileiro 5folclore brasileiro 4

Neste mega crossover (termo usado quando se mistura personagens de núcleos diversos interagindo entre eles), ela se junta aos mitos e lendas mais malvados do nosso folclore para dar forma física ao Jurupari – mito indígena dos demônios dos pesadelos.

folclore brasileiro 3folclore brasileiro 3folclore brasileiro 2

As sinopses, tão fantásticas quanto os cartazes, e outros trabalhos do Awvas vocês podem encontrar lá na página dele que você pode visitar aqui.

folclore brasileiro 2

Seria nosso sonho?! Eu queria muito ver nossas lendas numa animação incrível em cartaz pelos cinemas. Temos todas as razões para acreditar que seria um sucesso! Fica a dica!

Acompanhe os trabalhos AQUI no site e pela fanpage do Folclore BR  no Facebook  e pelo Instagram também!

Comentários no Facebook

Acessar

Não tem uma conta?
REGISTRAR

Resetar senha

Voltar para
Acessar

REGISTRAR

Logar

Voltar para
Acessar
Escolher um formato
História
Lista