fbpx

Projeto fotográfico trabalha empoderamento e empreendedorismo de mulheres

Através da fotografia e técnicas de coaching, mulheres que esqueceram-se de si mesmas começam a despertar. 


projeto fotográfico empoderamento empreendedorismo mulheres
PUBLICIDADE ANUNCIE

Através da fotografia e técnicas de coaching, mulheres que esqueceram-se de si mesmas começam a despertar. A ‘Gincana Fotográfica’ é uma iniciativa da ImageMagica, organização não governamental que utiliza a fotografia como uma ferramenta de desenvolvimento humano.

O projeto foi realizado com mulheres amparadas pela SOS Ação Mulher e Família, em Campinas (SP). Em encontros semanais, 20 mulheres se conectaram com seus sonhos e propósito de vida, usando a fotografia e o coaching como instrumentos de transformação. Elas produziram mais de 170 fotografias representando alguns dos seus sonhos, como ter uma loja de roupas ou uma floricultura.

projeto fotográfico empoderamento empreendedorismo mulheres

projeto fotográfico empoderamento empreendedorismo mulheres

Com as técnicas de coaching, aprenderam os passos que precisam dar para materializar esses registros. “É muito bonito esse despertar. É perceber que além de todas as coisas pelas quais precisam batalhar, todos os dias, elas lembram delas”, disse a fotógrafa Camila Pasin ao Razões para Acreditar.

Leia também: Projeto ‘Eu, gorda’ empodera o corpo gordo feminino

Mais do que aprenderem técnicas de fotografia, que podem ser utilizadas em celulares, as participantes construíram um espaço de confiança e troca, desconectando-se do mundo exterior e olhando para quem elas são hoje e querem ser no futuro.

projeto fotográfico empoderamento empreendedorismo mulheres

PUBLICIDADE ANUNCIE

“A fotografia foi um meio de transformação na minha vida. Mudou o meu ‘foco’, me fez olhar para os detalhes, colocou o meu coração no essencial da simplicidade do cotidiano, na leveza de estar ali e simplesmente captar a imagem que, muitas vezes, vai além da visão. Hoje, eu sonho em ser uma fotógrafa”, relata Lucimara Vieira, que viu no projeto uma oportunidade de ser ela mesma, sem medo de seus limites e defeitos.

projeto fotográfico empoderamento empreendedorismo mulheres

“Antes, eu era apenas uma dona de casa, mãe de 5 filhos, o que não é uma tarefa fácil, ainda mais em um mundo marcado pelo individualismo e discriminação. Mas agora, eu me vejo com possibilidades. Experimentei o recomeço, a descoberta de sonhos, construção de novos caminhos. Não foi apenas um curso de fotografia, foi muito mais”, acrescenta Lucimara.

projeto fotográfico empoderamento empreendedorismo mulheres

As fotografias e legendas produzidas durante a Gincana Fotográfica viraram uma exposição no SOS Ação Mulher e Família para que todas e todos que passarem por lá possam se inspirar nos sonhos dessas mulheres para realizarem seus próprios sonhos.

Sobre a ImageMagica

Criada em 1995 pelo fotógrafo documentarista André François, a ImageMagica é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, que desenvolve ações nas áreas educacional, cultural e de saúde, sempre usando a fotografia e a linguagem visual como ferramentas de trabalho.

Por meio da fotografia, a ImageMagica aplica seus projetos em escolas e hospitais, possibilitando a reflexão e transformação social. Além disso, desde 2005, realiza documentários fotográficos de André François sobre a saúde no Brasil e no mundo. É afiliada ao DPI (Departamento de Informação Pública) da ONU, desde 2006.

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

projeto fotográfico empoderamento empreendedorismo mulherescrédito das fotos: Reprodução/ImageMagica

PUBLICIDADE ANUNCIE

PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar