Você precisa conhecer esse roteiro de atividades da cultura de Paraty e Ubatuba


55 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

Agroecologia, oficina de arco e flecha, roda de conversa com mestre griô e apresentações de jongo e ciranda são algumas das atividades que integram o roteiro Raízes do Brasil, que acontece em Paraty (RJ) e Ubatuba (SP) entre os dias 09 e 15 de julho de 2017.

O objetivo é oferecer aos visitantes uma imersão na cultura e na rotina das comunidades tradicionais de Paraty.

Três comunidades fazem parte da programação: a Ilha do Araújo, segunda maior ilha de Paraty e habitada por uma comunidade caiçara; a aldeia Boa Vista, de Ubatuba, onde vivem cerca de 40 famílias Guarani Mbya; e o Quilombo da Fazenda, também de Ubatuba.

-A experiência inicia no dia 09, com uma recepção no centro de Paraty e na manhã seguinte os viajantes partem para a Ilha do Araújo, onde permanecerão por dois dias.

-Lá, terão a oportunidade de conhecer as ervas medicinais da Ilha, acompanhar o preparo de refeições típicas caiçaras e participar de uma roda de ciranda, dança tradicional de Paraty.

-No quarto dia, os participantes seguem para a Aldeia Boa Vista, onde além da oficina de arco e flecha, também irá acontecer uma roda de conversa com o cacique Altino e uma vivência na casa de reza, local em que os Guarani da comunidade se reúnem diariamente no fim do dia. A Aldeia tem o nome de Boa Vista por conta da paisagem exuberante que recebe os visitantes na entrada da comunidade, de onde se pode ver parte da praia de Prumirim.

-A última comunidade a ser visitada é o Quilombo da Fazenda, que está localizada em meio à reserva da Mata Atlântica e já tem alguns anos de trabalho com agroecologia – uma das experiências oferecidas pelo Raízes.

Uma roda de conversa com o mestre griô Zé Pedro, oficina de artesanato e visita à Casa de Farinha também integram a programação oferecida pelo Quilombo. A última noite da semana prevê também uma celebração com muita dança e batuque em uma apresentação de jongo, herança africana da comunidade.



O Raízes do Brasil é um roteiro pensado e desenvolvido pela Samaúma, agência de de turismo consciente, que oferece vivências com foco na cultura brasileira e no desenvolvimento sustentável.

Com os roteiros, criados em conjunto com as comunidades, os turistas podem conhecer em profundidade a cultura local, além de conhecer os locais pelo olhar de seus moradores.

A agência trabalha também com um fundo de apoio a futuros projetos, visando a autonomia desses grupos.

Ao optar pelo turismo de base comunitária, o visitante contribui para o fortalecimento da cultura, para a geração de renda e para a permanência dessas comunidades em seus territórios.

O turismo, quando é feito de forma sustentável, ajuda a comunidade a preservar a nossa história e a nossa cultura“, acredita Zé Pedro, morador do Quilombo da Fazenda.

Raízes do Brasil

09 a 15 de julho

Paraty/RJ e Ubatuba/SP

Telefone:  (24) 99880-2124 e (51) 99247-1612

Email: [email protected]   

Fotos: Divulgação


Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar
Escolher um formato
História
Lista