Café que contrata desabrigados lança ecovila para seus empregados dormirem melhor

Durante a estadia, os trabalhadores terão capacitação profissional e auxílio na transição para uma moradia fixa.


café ecovila desabrigados ecócia
971 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

Na Escócia, uma rede de cafés que contratada moradores em situação de rua deu um passo além na sua política de inclusão social: construiu uma ecovila para os empregados que necessitam de lugares melhores para dormir.

Há algum tempo, a Social Bite, com o apoio de uma instituição de caridade, oferece treinamento aos desabrigados para que eles possam trabalhar em um dos seis cafés da rede em Edimburgo, capital do país, informou o Good News Network.

café ecovila empregados sem-teto

A partir do próximo mês, as 11 casas ecológicas da vila receberão até 20 pessoas desabrigadas. O tempo de estadia é de 1 ano, podendo chegar a 1 ano e quatro meses. Durante esse período, os residentes terão capacitação profissional e auxílio na transição para uma moradia fixa. Então, outros 20 moradores em situação de rua ocuparão as vagas, repetindo o mesmo processo.

Além de empregar essas pessoas, capacitá-las e ajudá-las a encontrar uma moradia permanente, a Social Bite, só no ano passado, doou mais de 100 mil refeições para moradores em situação de rua.

café ecovila empregados sem-teto“Algo especial foi criado aqui”, disse Angela Constance, ministra das comunidades escocesas no lançamento da ecovila. “Não construir apenas casas, mas construir lares, construir comunidade – uma comunidade que dará apoio e permitirá que essas pessoas reconstruam suas vidas.

A Cyrenians, organização sem fins lucrativos que avalia os pedidos de moradia em parceria com a Social Bite, diz que uma das únicas exigências para a admissão é que as pessoas não façam uso de substâncias ilícitas no momento de sua candidatura.

“A marca de qualquer sociedade é reflexo da maneira como ela cuida dos mais necessitados. Esta vila diz algo extraordinário sobre como todos nós queremos que o mundo seja”, disse presidente-executivo da Cyrenians, em seu discurso na abertura da vila.

Assista ao vídeo e saiba mais:

Fotos © Social Bite/Reprodução


Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar