Caminhoneiros no RS se juntam para doar sangue durante greve

Um grupo de caminhoneiros que participa da paralisação saiu da estrada e foi até o hemocentro do Hospital Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre.


caminhoneiros paralisação doam sangue
2k shares Compartilhar Tweet WhatsApp

Um dos reflexos da greve dos caminhoneiros mais sentidos pela população, além do desabastecimento dos supermercados, e, consequentemente, do aumento do preço das mercadorias, é a queda do número de doadores de sangue.

Com os postos de gasolina e o transporte público operando em horários reduzidos, o número de doadores caiu bastante na última semana – a paralisação dos caminhoneiros completou uma semana nesta segunda-feira.

Leia também: Caminhoneiros em greve recebem doações de população em MG

Sabendo dessa situação, um grupo de caminhoneiros que participa da paralisação saiu da estrada e foi até o hemocentro do Hospital Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre, para doar sangue na manhã de sábado (26), informou uma matéria do G1.

“No meio disso tudo, temos que fazer a nossa parte na questão social. Se está faltando sangue, nós vamos ajudar”, disse o caminhoneiro Jefferson Casagrande.

“A gente viu como está ruim a situação do banco de sangue e nos mobilizamos. No decorrer do dia, vamos trazer mais pessoas aqui”, completou o colega Luciano Jardim.

Leia também: Greve dos caminhoneiros faz produtor doar 4 mil litros de leite

Em dias normais, o banco de sangue do hospital chega a receber 80 doadores. O número caiu para cerca de 75% nos últimos dias por conta da greve dos caminhoneiros. Até a situação ser normalizada, médicos e enfermeiros contam com a solidariedade – e o esforço! – de quem puder ajudar.

“Os estoques da Santa Casa estão abaixo do normal. É importante que as pessoas se mobilizem porque o hospital precisa bastante dessas doações, ainda mais nesse momento. Nós acreditamos que as doações reduziram porque a situação atual está dificultando as pessoas a irem doar”, afirma a hematologista Angela Pinto.

Foto de capa © RBS TV/Reprodução


Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar