fbpx

Clínica gratuita liderada por muçulmanos em Detroit ganha muitos voluntários depois da posse de Trump


voluntários na clínica de muçulmanos
PUBLICIDADE ANUNCIE

Uhith Musabbir, filho de imigrantes, dirige a única clínica de saúde beneficente de muçulmanos de Detroit, nos Estados Unidos, desde 2004.

A Clínica Huda se situa entre lotes vazios e prédios abandonados, fornecendo cuidados, independente da religião,  aos menores de idade e as pessoas que não possuem seguro de saúde, há 13 anos, com médicos, oftalmologistas, odontologistas, psiquiatras e podólogos.

Desde novembro do ano passado, a clínica teve uma ótima mudança: o número de voluntários aumentou.

Após as eleições, o Conselho da Comunidade Muçulmana de Michigan recebeu muitas mensagens de pessoas que diziam: “Precisamos nos voluntariar e nos envolver mais em nossa comunidade”, diz Musabbir.

Leia também: Muçulmanos arrecadam fundos para reconstruir cemitério judaico atacado

O conselho então enviou muitos voluntários – alguns muçulmanos, muitos não – para a Clínica Huda.

“Temos orgulho dos nossos voluntários. Não seríamos capazes de dirigir nossa clínica diária se não fosse por eles “, diz Musabbir.

A clínica também trabalha para capacitar as crianças através da educação na comunidade, apesar de não oferecer cuidados pediátricos. Segundo Nabeel Shahzad, estudante de medicina e presidente do Conselho Consultivo de Huda, a clínica oferece um programa “Médicos por um dia”, que permite que crianças em idade escolar vivenciem um cenário clínico, se vestem, brincam e aprendem interativamente como cuidar de seus corpos, através de nutrição e exercícios.

Recentemente, a clínica fez uma parceria com Paul Mitchell Escola de Beleza, que oferece cortes de cabelo para os sem-teto, além de proporcionar exames médicos gratuitos a mais de 150 pessoas desabrigadas e coletar mais de 75 mil garrafas de água para as famílias afetadas pela crise da água Flint.

Mas, seu programa mais bem sucedido  é provavelmente o Huda Urban Garden ( em português, jardim urbano de Huda).A ideia foi de Babar Qadri, que passa um dia por semana cuidando de pacientes na Clínica Huda como assistente médico e diretor educacional.

Com a ajuda de organizações como Buckets of Rain, Urban Farm Development Managers LLC, e o canal 955’s Mojo in the Morning, o jardim de 6.000 metros quadrados alimenta mais de 1.000 pessoas por ano. As frutas frescas e legumes são dadas aos pacientes.

PUBLICIDADE ANUNCIE

“A coisa linda sobre o jardim de Huda é que está trazendo muitas organizações para  alimentar povos,” Qadri diz, “desde que o jardim começou, trouxe uma sensação da paz aos vizinhos. ”

Leia também:

Reunião de memes: Chloe encontra Giovanna (do forninho) em São Paulo!

Fotos de noiva que transformou seus amigos em ‘madrinhos’ viraliza na internet

Todas as fotos: Divulgação Huda ClinicVia

PUBLICIDADE ANUNCIE

PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar