Projeto quer oferecer espaço para banho e lavagem de roupas a moradores de rua em SP


592 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

Se tem algo que funciona de forma impecável no nosso país, é o projeto Entrega por SP, eu mesmo já estive em algumas entregas da equipe de dezenas de voluntários, que vão madrugada a dentro entregando comida, itens de higiene e, o mais importante, um ombro e ouvido para que pessoas em situação de rua possam conversar e desabafar.

E então surge mais uma iniciativa, que será lançada oficialmente em Fevereiro de 2018, o Projeto Lavanderia Social. Essa nova ação pretende ter alcance ainda maior, levando agora higiene e dignidade a pessoas em situação de vulnerabilidade por meio de uma proposta inovadora.

Após mais de quatro anos de trabalho com moradores em situação de rua na capital de São Paulo, percebeu-se que condições precárias de higiene e consequente sujeira e mau cheiro colaboram para mantê-los à margem da sociedade, impedindo eventuais oportunidades e os afastando de relações humanas.

A Lavanderia Social surge com o objetivo de empoderar essas pessoas e colaborar com sua ressocialização. Para isso, irá oferecer espaço destinado ao banho e à lavagem de roupas a um preço acessível, além de também promover cursos de capacitação.

O projeto funcionará no recém-criado Instituto Ninho Social, responsável pelo desenvolvimento das atividades tanto da Lavanderia quanto do Entrega por SP. O espaço abrigará também salas destinadas ao apoio psicológico, legal e de assistência social, entre outras iniciativas sociais.

Nas palavras do idealizador Lucas Caldeira, o Lavanderia Social é fruto do diálogo e dos anseios das ruas e pretende, “mais que roupa limpa, dignidade e ressocialização em um espaço humano”.

Até o momento, o Projeto possui o apoio de empresas parceiras, duas máquinas de lavar e duas máquinas de secar industriais, além de um time dedicado ao Instituto.

Financiamento Coletivo

Para viabilizar o funcionamento das atividades, é necessário que as instalações sejam feitas em local apropriado e de fácil acesso para as pessoas em situação de rua, contudo o Projeto não possui fins lucrativos e nenhum outro apoio financeiro além dos já mencionados. Por esse motivo, foi lançada uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar fundos para cobrir o pagamento do aluguel e IPTU do espaço por um ano.

A meta total a ser alcançada é de R$ 57.604,00. Ao doar, o colaborador pode escolher entre diferentes “recompensas” – que variam conforme o valor doado -, uma forma de agradecimento do Instituto Ninho Social pelo apoio. Copos, adesivos, pôsteres de artistas parceiros são algumas das opções oferecidas.

Até o dia 8 de janeiro, se você quiser ajudar no projeto de financiamento, poderá por aqui.

Foto: Divulgação


Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar
Escolher um formato
História
Lista