Saiba como se prevenir de queimaduras em festas juninas


37 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

Junho chegou e com ele as esperadas festas juninas!

Mas antes de aproveitar as quadrilhas e comilanças, precisamos ter alguns cuidados.

A SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado) – Capítulo São Paulo – está lançando, em conjunto com a SBAIT nacional, o Guia SBAIT para prevenção de lesões por queimadura.

Em comemoração ao Dia de Luta contra Queimadura (6 de maio, por iniciativa da Sociedade Brasileira de Queimados), o guia traz várias dicas de prevenção para evitar este tipo de ocorrência e destaca os perigos dos fogos utilizados neste período de festa junina.

O guia é gratuito e pode ser acessado no endereço www.sbait.org.br.

Dados da Sociedade Brasileira de Queimados apontam que cerca de 1 milhão de acidentes que causam queimadura acontecem por ano. Crianças com menos de dez anos e adultos em idade produtiva (entre 20 e 29 anos) estão entre as principais vítimas.

“Poucas doenças trazem sequelas tão importantes como a queimadura. Mesmo que a vítima sobreviva, ela pode ter cicatrizes e contraturas que vão distorcer sua imagem, trazendo limitações físicas e problemas psicológicos, muitas vezes”, diz o diretor do Capítulo São Paulo e autor do guia, Bruno Pereira.

Além de dicas de como manusear os fogos de festas juninas, o guia também explica como a vítima deve proceder em caso de queimadura.

A primeira coisa a fazer é colocar o membro ou o segmento queimado embaixo da água fria por pelo menos dez minutos ou até o alívio da dor”, explica Pereira.

“As pessoas jamais devem usar medicamentos caseiros ou outras substâncias, como café, creme dental ou manteiga sobre a ferida”, orienta o médico.

Confira algumas dicas para manusear fogos nas festas juninas:

Nunca aponte para pessoas;

Não solte fogos perto de copas de árvores e fios elétricos;

Acenda apenas um por vez;

Nunca tente reacender uma bomba que não tenha explodido;

Não solte rojões segurando-os nas mãos. Interponha rojões já usados ou varetas, mantendo-os a uma distância de 60 centímetros das mãos;

Não carregue bombinhas no bolso;

Antes de jogar um rojão usado fora, mergulhe-o em um balde de água;

Não guarde grandes quantidades de fogos em um só local;

Nas festas juninas, dê preferência para fogueiras pequenas e acenda-as longe de matas, depósitos de papel, produtos inflamáveis e ventania.

Agora que você já sabe como prevenir acidentes, é só aproveitar!

Boa diversão 🙂

Saiba mais clicando aqui

Fotos: Pixabay

 

 


Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar
Escolher um formato
História
Lista