fbpx

Alunos plantam e colhem abóbora gigante de 50 kg e 1 metro em escola no DF


O que falar de uma abóbora gigante que foi plantada em novembro do ano passado e que foi colhida na semana passada pesando nada mais, nada menos, do que 50 kg e medindo um metro de comprimento? Na certa você vai dizer: “Devem ter usado alguma espécie de química para ela crescer tanto assim”, mas não!

Uma abóbora comum costuma pesar entre 3 e 7 quilos e apesar da “abóbora gigante” pesar 50 quilos, ela foi cultivada sem uso de agroquímicos, apenas com adubos orgânicos, na Escola Arara Azul, uma escola infantil particular, localizada em Águas Claras, no Distrito Federal.

O legume chamou a atenção dos alunos e dos funcionários da escola e os alunos chegaram até a tirar foto ao lado dela, para mostrar como a abóbora era realmente imensa! Vera Lúcia Alves é a supervisora da horta e ela disse que a terra foi muito bem cuidada e que as outras abóboras plantadas também cresceram muito, mas essa foi a campeã! “Queremos que elas entendam como é importante valorizar os agricultores e a produção de alimentos”

A horta existe desde que a escola foi fundada e tem o objetivo de conectar as crianças com os alimentos, desde o processo do plantio, até o momento da colheita e que esta vivência ajuda até mesmo na boa alimentação das crianças, que dessa maneira sabem de onde o alimento vem. A partir dessa abóbora, Vera fez um doce que rendeu mais de 800 porções e as crianças ficaram encantadas. “As crianças ficaram encantadas”

Mas não é só abóbora que é plantada na horta da escola. Lá também tem bananeira, mandioca, batata-doce e outras espécies de hortaliças. Mas não para por aí: a escola também conta com uma mini fazenda, com mini vaca, boi, pôneis, patos, arara, pavão e outros animais. É um lugar para as crianças saírem do espaço da sala de aula e vivenciarem outras coisas, como a natureza e a terra, diz a diretora de marketing da escola, Camila Joanita.

Geovani Bernardo Amaro é especialista em abóboras e trabalha na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ele afirma que existe uma variedade enorme de abóboras no mundo, com algumas enormes e outras, minis e o que pode explicar o fato dessa ter crescido tanto é a boa adubação, umidade, luminosidade, temperatura e cuidados favoráveis e que ao redor do mundo existem até concursos para a produção de abóboras gigantes!

Com informações de Estadão

Fotos: Caitano Azevedo


Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar