Com foco no acesso a cultura, Eh Aqui Doações capta e distribui livros para quem precisa


livros
82 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

Quantas vezes você já não precisou repassar algo sem uso e não sabia para onde encaminhar? Partindo desse princípio, a Eh Aqui Doações conecta quem quer doar com quem precisa receber livros, visando a disseminação do conhecimento e a democratização do acesso à cultura. O Razões para Acreditar foi até a sede da companhia em São Paulo para conhecer mais esse trabalho tão fundamental pela transformação social.


Conheça mais sobre esse incrível projeto! Clique no play acima!

Numa casa charmosa de Pinheiros, a companhia controla todo o recebimento, triagem e distribuição do material para todos que estejam com dificuldade em adquiri-los, incluindo bibliotecas, ONGs, instituições que trabalham com pessoas em vulnerabilidade social, entre outros casos. O livros que forram lindamente as estantes chegam por meio de ações espontâneas ou campanhas realizadas por pessoas e empresas. E tem de tudo, desde romances até guias de viagens, poesias e catálogos de arte.

A presidente Lucia Junqueira explicou que só depois de fazerem a curadoria é que enviam ou entregas as publicações, de acordo com o gosto ou a necessidade de cada pessoa. O endereço funciona como sede e ponto de encontro de doações literárias, incentivando o reuso do que, até então, seria descartado ou permaneceria sem uso em casa, em escolas, etc. Além disso, também conta com o apoio de patrocinadores e parceiros.

A ideia começou quando Lucia observou o apreço dos próprios filhos pelos livros. “Percebi que muitas pessoas não possuíam as mesmas oportunidades que eles para chegar até a educação e à literatura de qualidade, e quis proporcionar à comunidade a mesma facilidade que meus filhos tiveram: ter livros em mãos, nos contou.

Incentivar o hábito da leitura já estava na vida da empresária, que sempre teve amor pelos livros e confessa a vontade de ler com maior frequência. Segundo ela, que atualmente está buscando pela obra futurista “Abundância”, de Peter H. Diamandis e Steve Kotler, a magia mora no poder de tocá-los, de tê-los em mãos.É poder viajar por meio das palavras, adquirir conhecimento e, até mesmo, ‘conhecer’ novos lugares e pessoas.  Ir e voltar na história no momento que quiser é você poder imaginar absolutamente tudo.”

Em dois anos de existência, a Eh Aqui já encaminhou mais de 22 mil materiais para o Brasil todo e atualmente estão com um grande volume de livros didáticos e incentivam que outros tipos de materiais sejam repassados, pois existe uma defasagem grande em bibliotecas e projetos sociais.

Mas, Lucia garante que cada caixa de livros que sai de lá para um novo destino é marcante, deixando boas lembranças para trás. Posso destacar um episódio, pois era um sonho: o de levar livros para alguma comunidade ribeirinha. E aconteceu na Amazônia! Esse projeto está em andamento e espero poder estar novamente lá para outras entregas! São distribuições difíceis, que envolvem muita logística, mas vou fazer o possível para estar junto, porque é muito gratificante”, comemorou.

Foto: divulgação

Lucia recordou ainda de outros projetos que estão para acontecer, mas que já geram ansiedade.Em Barbacena, Minas Gerais, há pessoas que estão se dedicando a fazer o espaço para uma biblioteca há um ano. Acredito que vai ser algo impactante também!”. Nesse ritmo, ela e sua equipe seguem na jornada pela distribuição de livros que abrem portas, rompem literalmente as fronteiras e expandem as mentes. Quando a cultura e a educação ganham chances no Brasil, todo mundo sai ganhando.

Para doar, entre em contato através do site oficial e aguarde por uma resposta da empresa. Você também pode ir até a Rua Deputado Lacerda Franco, 145, em Pinheiros, na cidade de São Paulo. Há retiradas à domicílio em caso de doações acima de 30 volumes.

Fotos: © Brunella Nunes

[Nota da Redação]

Acreditamos que a tecnologia pode proporcionar momentos inesquecíveis, como a realização de assistir uma apresentação de balé ou viajar para a Espanha, tudo isso é possível através da realidade virtual. Assista a experiência que levamos a uma casa de repouso de São Paulo:


Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar
Escolher um formato
História
Lista