fbpx

Eloá e Maria, a mãe e a filha que emocionaram a internet


Eloá e Maria, a mãe e a filha que emocionaram a internet
PUBLICIDADE ANUNCIE

Uma fotografia de uma mãe e sua filha viralizaram nas redes sociais, sendo compartilhada ao menos 120 mil vezes no Facebook, Twitter e Instagram. Nela, Maria das Graças chora de alegria ao lado da filha Eloá, que estava sendo homenageada pelo bom desempenho na escola.

A imagem comoveu centenas de milhares de pessoas: na publicação inicial feita no Facebook, da página da escola pública onde Eloá estuda, foram contabilizadas mais de 70 mil reações! Em outras páginas, a foto acumulou outras 100 mil reações, sendo o “amei” a reação mais utilizada pelos usuários.

Muitos exaltaram a relação entre mãe e filha nos comentários, dizendo-se tocados pela sinceridade transparecida na fotografia.

Eloá e Maria, a mãe e a filha que emocionaram a internet
Foto: Cecilia Fontaneta / BBC News Brasil

No entanto, os posts careciam de maiores informações sobre Maria e Eloá, se reservando apenas a informar a escola e a premiação que a garota recebeu. Com isso em mente, a BBC Brasil decidiu procurá-las para obter mais detalhes e conversou mãe e filha, descobrindo que a família tem buscado seguir em frente após a perder do pai.

A foto de Eloá e Maria das Graças

Numa manhã de sábado ocorria um sarau literário entre pais e alunos na Escola Estadual Doutor Fernando Amos Siriani, em Bragança Paulista (SP). O evento entregou certificados em reconhecimento aos estudantes que mais se destacaram durante o ano e com o desempenho escolar mais profícuo, de acordo com as avaliações dos professores.

Eloá de Oliveira Rosa, de 13 anos, foi um dos nomes chamados para receber o certificado. Eloá está no sétimo ano (sexta série) do ensino fundamental. Ela se disse surpresa ao ver o seu nome entre os destaques de toda a escola.

Leia tambémCrianças doam carrinho para pipoqueiro voltar a trabalhar na frente da escola

“Eu não esperava, porque no primeiro bimestre tive um desempenho mais ou menos na escola. Mas depois me dediquei mais aos estudos e melhorei”, disse à BBC News Brasil.

Segundo professores da escola, Eloá sempre foi uma aluna dedicada.

“No ano passado, ela tinha bastante dificuldade em Língua Portuguesa, mas, com o tempo, foi se esforçando e melhorando. Ela se destaca não só pelas notas, mas pela educação, respeito, carinho, dedicação e pontualidade na entrega dos trabalhos”, diz a professora de Língua Portuguesa Tatiana de Lima, uma das responsáveis por organizar o sarau. Ela deu aula para Eloá em 2017.

A dona de casa Maria das Graças de Oliveira Rosa, de 54 anos, disse que desde o início do sarau – enquanto os estudantes declamavam poemas, – ela já estava emocionada.

Assim que ouviu a filha ser chamada entre os destaques e a viu subir para receber o prêmio das mãos de Tatiana, Maria bem que tentou segurar o choro, mas em vão, as lágrimas escorriam fartamente pelo seu rosto.

A mãe de Eloá foi chamada, então, para posar para uma foto ao lado da filha. Aos prantos, a mulher começou a chorar ainda mais, abraçada com a menina.

“No início, ela tentou se esconder da foto, com vergonha por estar chorando, porque a emoção foi muito grande. Então, a acalmei e disse que era um momento importante, que elas estavam lindas e então ela deixou que eu a fotografasse”, relata a coordenadora da escola, Cecília Fontaneta, responsável por registrar as imagens dos alunos no evento.

A dona de casa afirma que estou até a sétima série do ensino fundamental e teve que deixar a escola para trabalhar. No entanto, conta que sempre incentivou Eloá a estudar e ser uma boa aluna na escola. Ver a filha ganhar o prêmio foi uma certeza de que ela tem seguido os conselhos da mãe, e por isso se emocionou tanto ao vê-la sendo elogiada e homenageada pela comunidade de professores.

“Fiquei muito contente em ver como a minha filha é inteligente e o esforço dela na escola”, disse.

Para completar os motivos de tamanha intensidade ao chorar, Maria das Graças revelou que tudo se aflorou ainda mais em razão das lembranças junto ao marido, que faleceu em 25 de agosto deste ano, em função de um infarto. O homem de 54 anos era um pleno incentivador da filha mais nova nos estudos.

“O meu marido sempre dizia sobre a importância da escola e queria que todos os filhos terminassem os estudos, como ele”, diz Maria, enquanto segura o choro.

Eloá e Maria, a mãe e a filha que emocionaram a internet
Foto: Arquivo pessoal / BBC News Brasil

“Eu sei que meu marido ficaria muito contente se estivesse ali e visse a filha ganhando aquela homenagem. Senti muito por ele não estar comigo naquele momento. Isso me emocionou muito”, completa.

PUBLICIDADE ANUNCIE

Eloá disse que encarou a emoção da mãe como uma forma dela expressar todo o orgulho e amor que estava sentindo naquele momento.

“Fiquei feliz por ter sido motivo de emoção e orgulho para a minha mãe. Eu sei que ela chorou de alegria por mim e também de saudades do meu pai.”

Depois da perda

O metalúrgico Gessy Roberto da Rosa é uma lembrança constante na família.

Ele e Maria das Graças tiveram quatro filhos. Apenas o mais velho, até agora, concluiu o ensino médio.

“O meu marido sempre quis que os filhos entendessem a importância dos estudos, mas nem todos se formaram. Agora, acredito que com a Eloá será diferente.”

Leia tambémEscola cria ‘pizza beneficente’ para ajudar professora que teve carro roubado

Eloá afirma que deseja honrar a memória do pai conquistando o diploma do Ensino Superior. Ela sonha em se formar em Direito “para defender as pessoas boas”.do pai.

“Ele sempre me ajudava nas lições que eu não entendia, principalmente as de português. Era uma pessoa muito importante para mim.”

Eloá e Maria, a mãe e a filha que emocionaram a internet
Foto: Arquivo pessoal / BBC News Brasil

A família atualmente se sustenta com uma renda de aproximadamente R$ 2 mil mensais, advindos dos salários dos dois filhos mais velhos. Todos moram em Bragança Paulista, numa casa de cinco cômodos que a família aluga há quatro anos.

Eloá pretende continuar dedicando-se aos estudos, de modo que futuramente possa dar melhores condições de vida para sua mãe – e toda a sua família. Em meio a todas as dificuldades, Maria das Graças mantém um apoio incondicional à filha, para que esta seja uma boa aluna.

“Eu sei que se a pessoa não estudar, não vai ser nada, porque as coisas são difíceis.”

Sem internet em casa, descobriram que a foto havia viralizado apenas na manhã seguinte após a publicação. Apenas o filho mais velho possui acesso à rede, via celular.

“Foi legal saber que as pessoas gostaram da nossa foto”, comenta a dona de casa.

A professora de Eloá, Tatiana de Lima, se disse surpresa com tamanha repercussão da imagem, mas ficou grata e feliz ao ver tantas reações positivas da foto entre Maria e Eloá.

Eloá e Maria, a mãe e a filha que emocionaram a internet
Foto: Arquivo pessoal / BBC News Brasil

“Acho que as pessoas estão carentes de imagens como aquela, que demonstra amor e carinho. Há muita gente manifestando e falando o mal. Então, essa foto delas alegrou os olhos das pessoas”, diz.

Dois dias após a publicação da foto, Eloá foi recebida pelos jornalistas da BBC Brasil para a entrevista. Naquela mesma manhã de domingo, recebeu cumprimentos de vários colegas e amigos da escola pela grande repercussão da foto.

“Eu nem sabia que tanta gente ia ver, mas foi uma surpresa boa para mim”, diz a estudante.

A história serviu de inspiração para muitos:

“É de arrepiar essa foto, uma das melhores imagens que pude ver esse ano! A educação é a principal arma contra o sistema que vivemos. Orgulho define, e essa mãe, gente, caiu um cisco aqui no meu olho”, escreveu outra usuária no Facebook.

“Meu povo negro que luta sempre! Orgulho quando vejo essas vitórias!”, escreveu uma mulher.

“Como futuro professor essa foto me emociona demais, a emoção da mãe, a alegria nos olhos da menina, é por isso que escolhi a licenciatura”, escreveu um professor no Facebook.

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: Terra

PUBLICIDADE ANUNCIE

PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar