Escola indiana pede aos pais para plantar árvores em vez de pagar mensalidades

A medida ajuda a diminuir a evasão escolar e, de quebra, melhora a qualidade do ar.


720 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

O governo indiano destina apenas 3,9% do seu orçamento para a educação. Lá, os pais dos alunos devem arcar com taxas extras (mensalidades e material escolar) que, muitas vezes, não cabem no seu orçamento.

Pensando nisso, uma escola primária do estado de Chattisgarth está pedindo aos pais para plantar uma árvore ao invés de pagar as taxas escolares. É uma forma inteligente de diminuir a evasão escolar e, de quebra, melhorar a qualidade do ar, que é bastante poluído.

Os pais devem cuidar da muda e, caso ela morra, plantar uma nova – o custo para plantar uma muda nem se compara ao das taxas escolares. Uma pesquisa divulgada no ano passado mostrou que entre 2008 e 2014 as despesas por aluno aumentaram 175%. Hoje, por ano, um aluno custa US $ 100 (cerca de R$ 335).

Pode parecer pouco, mas para muitas famílias – principalmente para aquelas que vivem nas regiões rurais – acaba sendo impossível manter a criança na escola.

cha_-_copy_1482237242

A escola Shiksha Kutter fica na cidade de Ambikapur, no leste da Índia. Segundo a Asian News International, pelo menos 35 estudantes entre as idades de quatro e cinco anos estudam lá. Até agora, foram plantadas mais de 700 árvores na região.

A falta de investimentos do governo na educação está prejudicando a formação dos estudantes. O Relatório Anual de Educação de 2014 mostrou que quase 10% dos alunos do 2º ano, com idades entre sete e oito anos, não reconheciam os números entre 1 e 9.

A ideia bem que poderia ser replicada no Brasil e em outros países, onde as crianças não frequentam a escola porque os pais não têm condições sequer de comprar o material escolar. Isso não irá resolver o problema da evasão escolar, o analfabetismo, mas é uma ideia interessante. Pois lugar de criança é na escola, e não fora dela.

Leia também: Índia planta 50 milhões de árvores em um único dia para diminuir emissões de carbono

Com informações do Science alert / Foto: Asian News International


Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar
Escolher um formato
História
Lista