Garota de 18 anos já conquistou 6 medalhas em Olimpíada de Matemática e recebe menção honrosa em premiação


210 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

No último dia 14, no Rio de Janeiro, aconteceu o OBMEP –  evento com os estudantes medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas de 2017. A cerimônia, que premiou os melhores resultados do ano, contou com alguns dos alunos bolsistas do Instituto TIM, que recebem uma ajuda de custo mensal no valor de R$ 1.200,00 do Instituto TIM. A iniciativa tem como objetivo dar apoio financeiro para que esses jovens talentos de famílias de baixa renda, possam cursar a universidade. O instituto TIM investe na OBMEP desde 2014, dando oportunidade para jovens de todo o Brasil, que não teriam condições de iniciar uma graduação.

 

Ana Maria Paludo, de Pato Branco, no Paraná, já conquistou uma medalha de ouro, quatro de prata, uma de bronze e uma menção honrosa na OBMEP. Ela sempre foi apaixonada por matemática, e agora estuda na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), para se tornar professora. Com a bolsa que possui, ela ajuda nas despesas de casa, compra livros e materiais para a graduação, além de conseguir ter mais tempo para se dedicar aos estudos. A mãe de Ana é costureira e trabalha em casa com as tias. Seu pai sofreu um acidente de caminhão enquanto trabalhava no exército, o que acabou afetando sua coluna. Ele trabalhou depois como eletricista e na área administrativa de um escritório, mas ao longo do tempo houve desgaste nos ossos da coluna. Depois de duas cirurgias, o problema não foi resolvido e o médico recomendou não tentar novamente. Hoje, ele não pode mais trabalhar e recebe auxílio-doença. Como o salário de sua mãe não é alto e seu pai tem muitos gastos com remédios, Ana aproveita a bolsa para ajudar a família.

Ana Maria tem apenas 18 anos, e afirma que quando era criança sua brincadeira preferida era a de fingir que era professora, sempre gostou de ensinar e é apaixonada por matemática, desde sempre. “A matemática me encantava pela precisão, pela lógica, pelo uso no dia a dia”.

 

Fotos: Divulgação

 


Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar
Escolher um formato
História
Lista