Menina de 12 anos funda biblioteca popular em povoado no interior da Bahia


6.9k shares Compartilhar Tweet WhatsApp

Só desenvolvemos o hábito da leitura quando temos acesso a livros, jornais, internet, etc. Mas, não é todo mundo que tem esse privilégio, principalmente aquelas pessoas que vivem nas cidadezinhas e povoados do interior do nosso “Brasilzão”.

É o caso dos habitantes do pequeno povoado de Serrote, cerca de 15 km de Conceição do Coité, na Bahia. Mas essa realidade tem tudo para mudar depois que a Maria Clara, uma menina de apenas 12 anos, resolveu abrir uma biblioteca popular para incentivar o hábito da leitura entre as crianças e adolescentes do povoado.

Leia também: Com apenas 10 anos, garotinha monta biblioteca para incentivar crianças a ler

Ela iniciou uma campanha de arrecadação de livros através do WhatsApp e montou um acervo, que tem desde livros didáticos até clássicos da literatura brasileira! A biblioteca funciona onde antigamente era um posto telefônico. A fundação da biblioteca “Amigos da Leitura” contou com a ajuda do avô, Guiofredo Pereira, presidente da associação de moradores da comunidade, e da diretora da escola onde Maria Clara estuda, Simone Nascimento.

biblioteca-interna

Apesar da biblioteca ser pequena e simples, não falta organização e controle. “A biblioteca é de toda comunidade. Esses livros não são meus, são para quem quiser levar pra casa, e ficar quanto tempo for necessário pra terminar a leitura“, explicou Maria Clara ao site Calila Notícias.

[UPDATE]

A biblioteca fica na Rua do Matadouro, Centro, Conceição do Coité (BA), CEP 48740-000. E o telefone de lá é o (75) 3262-5943.

Via


Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar
Escolher um formato
História
Lista