fbpx

No CE, filha e pai faxineiro são aprovados juntos em universidade federal


PUBLICIDADE ANUNCIE

Entrar na faculdade depois de passar pelo tão temido vestibular já é emocionante por si só, imagina então quando pai e filha entram ao mesmo tempo na mesma universidade? Foi isso que aconteceu com João Monte Rodrigues e Ester Rodrigues, que vivem na na comunidade indígena dos Tapeba, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, Ceará.

Juntos, eles entraram na Universidade Federal do Ceará (UFC) após realizarem o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. João tem 52 anos e vai cursar Engenharia de Petróleo e Ester, de 17 anos, escolheu fazer Engenharia Ambiental.

João passou 34 anos longe da sala de aula e só havia estudado até a 4º série do ensino fundamental, mas depois de receber apoio e estímulo de amigos e familiares decidiu que seria a hora de mudar essa realidade. “Eu nem pensava em faculdade. Sempre tive o desejo, mas era quase impossível. Queria o ensino médio para entrar no mercado de trabalho, porque é o que as empresas pedem”, disse ele ao O Povo.

Leia também: Pai do ano: Gari que criou filha sozinho a forma em medicina

Os dois, que somente estudaram em escolas públicas, se dizem emocionados por essa conquista e João disse que sua “ficha” ainda não caiu e que ser universitário sempre foi um sonho antigo.

PUBLICIDADE ANUNCIE

João, teve que parar de estudar porque sempre teve que conciliar trabalho com estudos e que para conseguirem garantir uma boa nota no Enem, ele e Ester estudavam todos os dias juntos, até mais de meia noite.

Agora resta mais um desafio para João: conseguir uma Bolsa Permanência do Ministério da Educação, já que o curso que ele vai fazer é integral, o que o impedirá de trabalhar.

“Ainda nem caiu a ficha. (Ser universitário) é grande pra mim, um sonho mesmo. Acho que só vou acreditar quando entrar na sala de aula, no primeiro dia mesmo. Tô ansioso. Penso na glória do final, em conquistar uma carreira. Já me considero um grande vitorioso, em chegar até aqui”.

Boa sorte, João! Você vai conseguir!

Com informações de Só Notícia Boa e O Povo.

Foto: João Monte Rodrigues – Arquivo pessoal

PUBLICIDADE ANUNCIE

PUBLICIDADE ANUNCIE

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar