Alunos de Mato Grosso são incentivados pelos professores a exercerem a gratidão


435 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

banner reserva“Acorde pela manhã e encha o coração de gratidão, otimismo e respeito ao outro. Sorria perante os desafios e tenha um bom dia”. As crianças do Colégio Salesiano Santo Antônio, no Mato Grosso, começam o dia lendo essa frase.  Por lá, a garotada iniciou uma jornada do bem para praticar atos de gratidão durante 50 dias.

A proposta partiu da responsável pela formação religiosa e dos grupos de cultura da instituição, Tatiana Barbosa. A profissional, ao lado da coordenadora do ensino fundamental, Iris Argenta, e da equipe de professores da unidade, promoveram a “Jornada Baleia da Gratidão”, adaptada da campanha criada pela psicóloga, coach e palestrante Marcia Luz.

São mais de 70 alunos dos sextos anos, com idades entre 10 e 12 anos, que participam da ação, além dos familiares que também adotaram a ideia em casa. Durante a jornada, que iniciou no dia 20 de maio, todos os envolvidos devem realizar tarefas diariamente, como ajudar a preparar as refeições (nos finais de semana), agradecer pelo alimento antes da refeição, fazer um lanche com os amigos da sala de aula, tirar uma foto divertida com a família e até pedir desculpas a alguém por alguma atitude errada.

“O nosso objetivo é incentivar que os jovens aprendam a valorizar os pequenos detalhes da vida, a família e os amigos através de desafios do bem.  Os pequenos atos diários de gratidão contribuem para que eles percebam o quanto são especiais e privilegiados por tudo que possuem”, comenta Iris.

Como funciona a campanha na escola?

Foi organizado um caderninho que os alunos devem levar todos os dias para a sala de aula. Diariamente, Iris visita todas as turmas e passa a atividade do dia. Os estudantes que esquecerem o caderno em casa ou que não realizarem as tarefas, devem levar um pacote de biscoito ou bolacha sendo o mesmo doado a Associação São Domingos Sávio, responsável por atender crianças e jovens carentes.

Segundo a coordenadora, “Depois que a jornada da gratidão começou percebemos uma mudança de comportamento dos alunos. Seja na escola com os amigos, ou em casa com os familiares, percebe-se que a união e o respeito pelo outro aumentaram. A campanha terminará no dia 8 de julho.

E não para por aí.

Iris diz que posteriormente os alunos participarão de um novo projeto. Dessa vez serão atividades que englobam o cuidado com o meio ambiente e os animais, sempre com o objetivo de resgatar valores e incentivar o amor e cuidado com as pessoas e com o mundo que vivemos.

 A importância da gratidão

Para Marcia Luz, psicóloga e criadora da campanha, “É um orgulho ver uma escola ensinar não apenas os conteúdos básicos tradicionais, como geografia, história ou matemática. A gratidão pode ser aprendida. Ela educa as pessoas para que saibam reconhecer valores como o respeito, o amor e perdão, valorizando o que há de mais simples.  As reclamações também tendem a diminuir, pois sabem agradecer por tudo que acontece de positivo diariamente, sentindo então uma felicidade profunda, e não passageira.”

barra reserva


Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar
Escolher um formato
História
Lista