Brasil celebra sucesso na destinação correta de embalagens vazias de defensivos agrícolas


defensivos agrícolas
4 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

Já contamos aqui que nosso país é referência mundial no descarte correto de defensivos agrícolas – relembre aqui.

Ouça essa matéria que conta de mais essa conquista do nosso país! Vai, Brasil!

Um ano depois, continuam com resultados excelentes encaminhado para destinação ambientalmente correta 94% das embalagens plásticas primárias colocadas no mercado brasileiro, por isso, mais de 100 unidades de recebimento de 22 estados do país comemoram em 18 de agosto os bons resultados do programa de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, o Sistema Campo Limpo. Data oficial no calendário brasileiro, o Dia Nacional do Campo Limpo reúne todos os elos da cadeia agrícola – agricultores, fabricantes, canais de distribuição e poder público – em iniciativas de educação e conscientização.

Desde 2002, quando o programa entrou em operação, já foram retiradas dos campos brasileiros mais de 420 mil toneladas do material.

Com o tema “Quando cada um cumpre a sua parte, temos muitos motivos para comemorar”, a 13ª edição da comemoração reconhece a importância da integração de todos os elos para o sucesso do Sistema, que tem o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) como núcleo de inteligência.

A celebração já reuniu mais de um milhão de pessoas de todo o Brasil desde sua primeira edição, em 2005, e mobiliza, além dos elos envolvidos no programa, a comunidade do entorno das centrais de recebimento de embalagens vazias. “É o momento de disseminar conhecimento sobre conservação ambiental e boas práticas no campo. Sempre em nome da saúde do planeta e das futuras gerações”, ressalta João Cesar M. Rando, diretor-presidente do InpEV.   

defensivos agrícolas
A central de Campo Mourão (PR), gerenciada pela Adita (Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária), abriu suas portas para universitários do curso de Engenharia Ambiental e Agronomia da UTFPR (Universidade Técnica Federal do Paraná).

Entre as atividades, acontecem o dia de Portas Abertas, quando as centrais recebem a comunidade para mostrar o funcionamento da operação. A comemoração inclui ainda outras modalidades: o DNCL na Escola, concurso onde as escolas do entorno inscrevem ações organizadas por seus professores, com o objetivo de promover a conscientização ambiental junto aos alunos, e concorrem a prêmios; o DNCL Universitário, que promove ações voltadas para estudantes de ensino médio e universitário; o DNCL Ação com Agricultor, evento responsável pela difusão de novas tecnologias e soluções sustentáveis entre agricultores; o DNCL Solenidade, evento para homenagear ou receber autoridades; e a Ação Comunitária, que estimula o envolvimento da comunidade em práticas a favor do meio ambiente.  

A celebração da data é realizada pelas centrais de recebimento de embalagens vazias, com apoio do inpEV, seus associados fabricantes de defensivos agrícolas, entidades representativas do setor (Abag, Aenda, Andav, Andef, Aprosoja, CNA, OCB e Sindiveg), organizações públicas (governo municipal e estadual) e privadas, além de outros apoiadores locais.

Fotos: Divulgação

banner patrocinado


Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar
Escolher um formato
História
Lista