Israelenses e palestinos encontram na produção de azeite de oliva um caminho para a paz

Que tal deixar as diferenças de lado e focar naquilo que temos em comum?


780 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

Você não leu errado o título da matéria, nem está com algum problema de visão. Israelenses e palestinos estão trabalhando juntos, unidos por um mesmo objetivo.

Eles deixaram suas diferenças de lado e focaram naquilo que têm em comum: alguns dos melhores azeites de oliva do mundo. Através do projeto Olive Oil Wihtout Borders, da Near East Foundation’s, agricultores da Palestina e de Israel trabalham em conjunto para melhorar a produção de azeite de oliva e petróleo.

Segundo Salah Abu-Eisheh, diretor da Near East Foundation Country, o projeto foi pensado para promover a reconciliação entre palestinhos e israelenses. A ideia é fortalecer a cooperação econômica entre produtores e comerciantes dessas duas nações.

Cerca de 90 aldeias em Israel, Cisjordânia, território pertencente à Palestina, e agora na Jordânia, participam do projeto, incluindo mais de 2000 produtores de azeitona, 25 proprietários de moinhos e 50 empresas parceiras.

“Eu queria conhecer mais os agricultores israelenses, porque eles tinham experiência para compartilhar, que realmente interessava a mim e ao meu trabalho”, disse Somaya Sawalmeh, um agricultor palestino.

“Israel e a Palestina é o mesmo mercado, então estamos falando de comércio – por exemplo, de Israel que está comprando o azeite da Palestina, e da Cisjordânia que está comprando o azeite de Israel, portanto, para o comércio, para o marketing, é muito importante “, disse o Dr. Fathi Abdelhadi, consultor da OOWB.

O projeto estabeleceu um acordo comercial transfronteiriço, que é respeitado, apesar do conflito entre Palestina e Israel. “As pessoas de ambos os lados, estão se encontrando, elas conversam – uma para a outra – pela paz. Eu penso que essa é uma razão importante para se encontrar, cada vez mais”, completou Abdelhadi.

Ficou curioso? Saiba mais:

Via


Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar
Escolher um formato
História
Lista