Porque uma cervejaria quer que você beba melhor?


cervejaria heineken
140 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

Lembro da primeira vez que vi a campanha “Heroes of the Night”, em que a cervejaria Heineken enaltece as pessoas que bebem de forma controlada.


Que tal ouvir esse conteúdo? Clique no play acima!

Juro que fiquei pensando: “Caramba, os caras vivem de vender cerveja, e estão fazendo propaganda enaltecendo quem bebe melhor e não de forma excessiva, como é isso?”. Lembro que durante muito tempo fiquei com isso na cabeça, e quando tive oportunidade de conversar com pessoas ligadas à marca no Brasil, pedi para me falarem mais sobre esse posicionamento (que acho genial), mas que soa quase que controverso, pois no fim do dia estamos falando de uma empresa baseada em vendas para se manter funcionando.

Na ocasião, me falaram que para eles é melhor vender 1 cerveja para 9 pessoas do que 9 cervejas para 1 pessoa só, e que conscientizar as pessoas sobre consumo responsável é também garantir que o negócio seja sustentável.

Eu venho de uma família que “bebe bem”, e quase sempre está rodeada de amigos e celebrando a vida em datas especiais – ou não, às vezes é só pra reunir as pessoas e pronto. Minha casa (de Rondônia, onde meus pais moram) sempre vive cheia, com pessoas que vão lá pra “dar um oi” e, claro, tomar umas, principalmente com meu pai, que é o grande articulador da história toda.

Minha relação com a cerveja

“Mas o Vicente tá falando de uma marca de cerveja no site do Razões, é isso produção?” Sim, estou. Por alguns motivos bastante legítimos, o principal deles: eu bebo, e gosto de beber. E algumas vezes passei do ponto e não foi nada legal.

Mas, ao longo da vida adulta fui começando a beber melhor, para que conseguisse aproveitar a balada da melhor forma ou desfrutar da companhia dos amigos de forma mais efetiva.

Por isso, falar sobre Consumo Responsável faz total sentido aqui para o Razões, afinal, beber melhor e usufruir de bons momentos com os amigos é também uma razão para acreditar. 😉

cerveja heineken
Um print da cena da campanha onde o cara gesticula para o garçom dizendo que vai para um pouco de beber, isso é muito legal.

“Levamos esse papel a sério e queremos que os nossos consumidores tenham um relacionamento saudável com a bebida, que entendam que é possível consumir com moderação e responsabilidade e ainda se divertir. Por isso, o tema tem sido cada vez mais disseminado na companhia: Envolver as marcas nessa proposta faz com que alcancemos mais e mais pessoas nas nossas mensagens. Nosso objetivo é, aos poucos, contribuir para a mudança de comportamentos e gerar atitudes positivas.”
Um exemplo disso é a própria marca Heineken, que anualmente destina 10% de sua verba de marketing para campanhas e ações relacionadas ao consumo responsável e incentivo à mudança de comportamento de jovens e adultos.

Há vários anos temos visto ações para falar do tema, com posicionamento “Enjoy Heineken Responsibly”, aliás, no Rock in Rio estarei lá para ver de perto algumas dessas ações (acompanhem nosso stories do instagram).

Ações no Dia Internacional do Consumo Responsável

Celebrado em setembro, o Dia Internacional do Consumo Responsável, que une as grandes cervejarias ao redor do mundo para promover o consumo responsável e surgiu da crença de que combinando escala e recursos, as cervejarias podem fazer parcerias efetivas, alcançar mais pessoas e ter um grande impacto na sociedade.

Em 2016 as marcas da Cervejaria HEINEKEN no Brasil tiveram a imagem de suas cervejas substituídas por água em todas as peças publicitárias.

Este ano, em parceria com a Cabify a marca disponibilizará códigos de desconto para corridas. No dia 15 de setembro, dia internacional do consumo responsável, para as cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Brasília. Demais né 🙂

O regulamento completo poderá ser acessado no site da HEINEKEN Brasil

Ainda para o dia do Consumo Responsável deste ano, a HEINEKEN patrocinará o Sustainable Brands – um evento que conta com a maior comunidade global de profissionais dispostos a utilizar a sustentabilidade como direcionador de negócios e de geração de valor das marcas, e oferecerá discussões abordando o tema do consumo responsável (também faremos a cobertura do evento!).

Ou seja, tem muita, muita coisa boa vindo por aí. E nós aqui do Razões estamos muito felizes de poder estar próximo de marcas que tenham um alinhamento tão bem definido e que conversa tão bem como nosso universo. Pra terminar, um print da minha mesa hoje ao escrever esse texto:

Crédito da foto: Divulgação – Vicente Carvalho


Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar
Escolher um formato
História
Lista