Vendedores ambulantes criam marca própria de produtos em Barcelona


675 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

Em várias cidades da Europa é comum encontrar vendedores ambulantes ilegais (aqui no Brasil também), que espalham os produtos que vendem em cima de um pano ou plástico. Por lá, as pessoas costumam chamar essas pessoas de Top Manta, um nome um tanto quanto sarcástico, que faz alusão à manta que estendem sob os produtos.

Em Barcelona, na Espanha, centenas destes vendedores se juntaram e formaram um grupo chamado Sindicato Popular de Vendedores Ambulantes de Barcelona ou Sindicato Mantero e desde o ano passado, criaram uma marca, não por acaso chamada de Top Manta e passaram a comercializar seus produtos, que vão desde camisetas e tênis até capas para celulares e bolsas.

Este sindicato, inclusive, já fez diversas parcerias com o coletivo de artistas brasileiros, Opavivará e juntos eles já realizaram uma série de ações de apoio à venda ambulante ilegal na zona costeira do Rio de Janeiro e agora pretendem fazer o mesmo em Barcelona defendendo o trabalho dos ambulantes.

Relacionado: Moradores compram coxinhas e suco de vendedor para fiscalização não apreender

E não faltou criatividade na criação da marca, o logotipo é uma espécie da manta parecida com a que eles costumam usar para expor os produtos, com uma corda de cada lado para puxar e sair correndo. Aziz Faye, um dos porta-vozes do sindicato explica porque ele também queria que parecesse com uma canoa: “Também queríamos que parecesse uma canoa que é o meio de transporte usado pela maioria para chegar à Europa”.

vendedores ambulantes barcelona

Ele também explica que desde que o sindicato foi criado, em 2015, eles já avançaram muito: “Desde que criamos o sindicato, em 2015, avançamos muito, mas ainda há muito a fazer e continuamos sendo vítimas da pressão policial que impede as vendas. Sem venda não podemos sobreviver”.

Funciona mais ou menos assim: se antes eles compravam tênis sem marca e depois costuravam os logotipos das marcas conhecidas, agora eles fazem a mesma coisa, porém costuram o próprio logotipo. Com as capas de celulares e bolsas eles farão o mesmo, agora só estão em busca de fornecedores para as camisetas: “Já temos quase todos os fornecedores. Estamos conversando com possíveis financiadores. O importante é que os ambulantes começam a vender os produtos Top Manta e deixem as camisetas e tênis de agora”.

vendedores ambulantes mantero

Ter um sindicato é importante para que eles não sejam acusados de crime contra a propriedade comercial ou de vender produtos falsificados e Faye ainda completa: Gostaria que na parte de trás da camiseta estivesse escrito nosso lema: Sobreviver não é crime”.

Com informações de El País

Foto: Massimiliano Minocri e Reprodução Facebook


Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar