Vídeo compara os discursos sobre o Dia da Mulher de Temer e Justin Trudeau


dia da mulher discursos
5267 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

No dia 8 de março, em que se celebra e se debate sobre o Dia da Mulher e a luta feminina, o mundo volta seus olhos para o tema.

Com a internet transbordando conteúdos, nós aqui do Razões publicamos alguns assuntos relacionados ao assunto aqui e aqui, além de sempre propagarmos notícias de apoio às lutas e conquistas de heroínas da vida real.

Em um vídeo viral produzido pela fanpage Quebrando o Tabu, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, faz um discurso ressaltando a importância da equidade de gênero e dos direitos das mulheres. Enquanto isso, no Brasil, o presidente Michel Temer prefere manter seus valores no passado e foca em colocá-las apenas como donas de casa.

Tomar conta do lar dá um trabalhão danado e sabemos a importância disso. Mas faz alguns anos (para não dizer todos) que o papel feminino não se resume às tarefas domésticas ou a cuidar dos herdeiros, que tampouco ninguém é obrigada a ter. O lugar e o papel da mulher vai ser do jeito que ela quiser, do jeito que ela bem entende e se sente confortável, independente do que pauta uma parcela ainda conservadora da sociedade.

Na data em questão, Temer afirmou que tem “absoluta convicção o quanto a mulher faz pela casa, o que faz pelo lar, o que faz pelos filhos” resulta numa “educação e formação adequada” – que também sequer existe uma fórmula perfeita – que seguramente quem faz não é o homem, é a mulher. Ele prolonga o erro dizendo que “ninguém sabe melhor sobre os desajustes de preços de supermercado do que a mulher”, ao afirmar que também participam da economia dessa forma.

Mudando de século e trazendo o discurso para a realidade, Trudeau fez exatamente o oposto do político brasileiro. No vídeo, que já teve mais de 23 mil compartilhamentos, ele é pautado por temas como igualdade de gêneros, onde houve alguns avanços, mas afirma que ainda há muito a ser feito em prol do público feminino. “Esse progresso é fruto dos incansáveis e apaixonados esforços das mulheres (…) Mas elas ainda recebem salários menores e menos promoções. Têm o controle livre de seus corpos e de sua saúde reprodutiva negados, e enfrentam taxas mais altas de violência, assédio e abusos”.

Destacando o quanto devemos seguir na luta e o quanto toda a sociedade é responsável por estes problemas, podemos dizer com toda a certeza de que o canadense está mil anos afrente do presidente do Brasil. Temer precisa se atualizar com uma certa urgência em relação à representatividade da mulher, sua influência e impacto em questões globais, que ultrapassam as fronteiras da porta de casa. Assista aos discursos no vídeo abaixo e, mulheres, haja paciência e força para nós!

Assista o vídeo comparando os discurso do Dia da Mulher:

Mulheres explicam o câncer de ovário e lutam pela prevenção precoce da doença

Casal junto há 37 anos sempre se veste com incríveis looks combinados no Japão

Supermercado providencia carrinho de compras adaptado para menino com necessidades especiais

Discurso sobre o Dia da Mulher
Justin Trudeau escrevendo carta ao presidente: “Querido Temer, precisamos conversar…”


Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar
Escolher um formato
História
Lista