Em campeonato de futebol para homens gays, equipe afeminada ganha primeira edição

Oito times de diferentes estados participaram da primeira edição do torneio.


2892 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

A Champions Ligay é o primeiro torneio de futebol no Brasil só com times formados por homens gays. A competição aconteceu no sábado (25), na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e contou com a participação de oito equipes, do Rio, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, DF e Santa Catarina.

O título da edição de estreia da competição que luta contra a homofobia no futebol, um esporte ainda bastante homofóbico e machista, foi para a equipe Bharbixas, de Belo Horizonte (MG), que se declara afeminada, após derrotar o BeesCats (RJ) nos pênaltis.

Só pra lembrar que somos campeãs mesmo. Um beijo. 😘 #championsligay #bharbixas #afeminadas #enviadescer #futebol #futebolgay

Uma publicação compartilhada por Marcos Antunes (@marcosantunes) em

Capitão da equipe campeã, Gustavo Mendes acredita que a conquista da Champions Ligay (nome inspirado na Champions League, principal torneio de clubes da Europa) foi importante para pregar o respeito e inspirar outros homossexuais a aceitarem sua orientação sexual.

“Joguei bola a vida toda, mas nenhum campeonato foi como esse. Tem um peso diferente. É porque isso muda muitas vidas. Dá força para as pessoas serem quem elas querem e quem elas são”, disse Gustavo, em entrevista ao GloboEsporte.com.

Capitão do Bharbixas, Gustavo comemora o título da Champions Ligay com dancinha lacradora, monamour!

De fato, a homofobia no futebol impede que homens gays se aproximem do esporte. As “piadinhas” sobre trejeitos já começam nas aulas de Educação Física do colégio. “Joguei bola na época do colégio. Quando eu era criança, se não jogava bem, se tinha algum trejeito, rolava bullying, mas na época nem existia essa palavra. Isso me desmotivou muito”, conta Gustavo.

Mas, o preconceito também está presente dentro da própria comunidade LGBT. Uma pesquisa divulgada pelo site Gay Times revelou que 57% dos gays não afeminados acreditam que os afeminados, como os jogadores do Bharbixas, fazem mal à reputação dos gays. A história não é muito diferente no mundo do futebol e, por isso mesmo, a vitória dos Bharbixas merece ser celebrada: os afeminados são bons de bola mexxxxxmo!

Campeãs! #championsligay #bharbixas #afeminadas #enviadescer #futebol #futebolgay

Uma publicação compartilhada por Júlio César (@julioc90) em

Unicorns Queen photo: @maucouti costume: @raphaelcesars feat @lillikessler #championsligay

Uma publicação compartilhada por A DITA (@eu.dita) em

A próxima edição da Champions Ligay está prevista para abril de 2018, em Porto Alegre (RS), e terá mais oito equipes além das que participaram da edição de estreia.

Com informações do GloboEsporte.com  

Crédito de Fotos: Reprodução Instagram


Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar
Escolher um formato
História
Lista