‘Teste de imagens’ com profissionais de RH mostra que racismo institucional existe SIM

Racismo é crime. Pare de fingir que é normal.


racismo institucional existe SIM
148604 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

“Ah, mas racismo não existe”, “isso coisa de gente vitimista”, “então tem que ter o dia da consciência branca”, essas e outras frases que negros escutam diariamente para tentar minimizar uma situação que existe SIM, o Racismo institucional.

Segundo dados do IBGE, 82,6% dos negros afirmam que a cor da pele influencia nas oportunidades de trabalho. Uma realidade que se confirma em outros números: profissionais negros ganham em média 36% menos que os brancos, ocupam apenas 18% dos cargos de elite e são 60,6% dos desempregados. Entre os muitos fatores que mais contribuem para essas estatísticas, está o Racismo Institucional, problema que se manifesta quando instituições públicas ou privadas atuam de forma diferenciada em relação a uma pessoa por conta da sua origem étnica, cor ou cultura, privando-a de oportunidades profissionais e sociais diariamente.

Para chamar atenção para esse problema grave, o Governo do Paraná em parceria com a Assessoria Especial da Juventude e o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, assinam a campanha “Teste de Imagem”, criada pela Master Comunicação. Nela, profissionais de RH reais foram convidados para um experimento:

Primeiro eles foram separados em dois grupos. Depois, um mediador mostrou ao grupo 1 imagens de pessoas brancas em situações comuns do dia-a-dia. Já o segundo grupo viu imagens com as mesmas situações, mas com pessoas negras. O resultado foi alarmante, a grande maioria das respostas dos RHs do segundo grupo, colocou os negros em posição social inferior à dos brancos, muitas vezes os descrevendo de maneira pejorativa. Isso que mostra que mesmo sem perceber, muita gente ainda comete atos de racismo.

+Experimento na Lituânia mostra como pessoas reagem em uma situação de racismo

Campanha contra racismo institucional

Além dos filmes que trazem as reações dos RH’s, a campanha também conta com mídia impressa e um site, o contraracismo.pr.gov.br, que traz informações e estatísticas sobre o racismo institucional:

 racismo institucional existe SIM  racismo institucional existe SIM

Ainda visando essa abordagem de quer desconstruir a opinião das pessoas a respeito de um assunto, aqui no Razões fizemos um experimento que mostrou mulheres com deficiência visual ensinando as que enxergam a se maquiar sem espelho, vejam:


Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar
Escolher um formato
História
Lista