A história de ‘A Bela e a Fera’ é uma grande metáfora sobre a AIDS

Por essa ninguém esperava.


a bela e a fera
1782 shares Compartilhar

Quem já viu o filme A Bela e a Fera pode pensar que se trata da história de uma jovem que fica presa em um castelo até se apaixonar por seu sequestrador e acabar com maldição que ele e seus funcionários sofrem? Porém, e se dissessem para você que o filme é, na verdade, uma metáfora sobre a AIDS?

Talvez, isso faça mais sentido se olharmos com mais atenção para o contexto onde o filme foi lançado. Era o início dos anos 90, quando a epidemia da AIDS assombrava o mundo inteiro. Por ser um tabu, a Disney precisaria abordar o tema com muita sutileza e inteligência.

O diretor da nova versão em live action que chegará aos cinemas no dia 16 de março, Bill Condon, contou que o compositor Howard Ashman se viu representado na história da mocinha de vestido amarelo, só que no papel da Fera. Tanto que ele pediu que o roteiro focasse mais nessa personagem, que tinha sofrido uma maldição que afetava não apenas ele, mas todos os que o amavam, algo que o próprio Ashman viveu quando ele descobriu ser portador de HIV.

A história de 'A Bela e a Fera' é uma grande metáfora sobre a AIDS
Howard Ashman é um dos primeiros compositores do show business a assumir o HIV

Ashman tinha descoberto sua soropositividade há pouco tempo. Após convencer os produtores, ele conseguiu fazer da história uma metáfora do que ele estava vivendo na vida real. Ashman é um dos primeiros compositores do show business a assumir o HIV, que causou sua morte aos 40 anos, no dia 14 de março de 1991 – quatro dias após a exibição do filme-teste.

A história de 'A Bela e a Fera' é uma grande metáfora sobre a AIDS
Emma Watson na versão em live action que chegará aos cinemas no dia 16 de março

O filme deu a Ashman três indicações ao Oscar: melhor trilha sonora e melhor canção, para “Belle” e para “Beauty and The Beast”. Ele venceu o prêmio com a segunda canção, e seu parceiro recebeu uma estatueta póstuma em seu nome. O compositor trabalhou ainda nas trilhas de “Alladin” e “A Pequena Sereia”.

O curioso é que essa revelação foi feita na semana em que foi divulgado que LeFou, o ajudante do vilão Gastón em A Bela e a Fera, será retratado como homossexual no novo filme. Também na semana passada, a Disney veiculou seu primeiro beijo gay em um desenho animado: o cartoon “Star vs. As Forças do Mal”, que passa no canal Disney XD.

A história de 'A Bela e a Fera' é uma grande metáfora sobre a AIDS
Cena do desenho animado “Star vs. As Forças do Mal” que foi ao ar na segunda-feira (27)

Leia também: 

Presos em Uberlândia produzem até 400 caixas de legumes por mês

Desconhecido paga compras de idosa após ela ter cartão recusado em mercado

Menino de 5 anos corta o cabelo igual do amigo para tentar enganar professora

Confira o trailer oficial de A Bela e a Fera:

Com informações do MEGA CURIOSO / Todas as imagens: Reprodução


Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar
Escolher um formato
História
Lista