fbpx

Campanha alerta população sobre o mieloma múltiplo: câncer sanguíneo

O mieloma múltiplo é um dos tipos de câncer de sangue mais comuns no mundo.


campanha alerta mieloma múltiplo prevenção

O mieloma múltiplo é dos tipos de câncer de sangue mais comuns no mundo. Ele atinge os plasmócitos, células produtoras de anticorpos, que ajudam a proteger o organismo de várias doenças.

Ao mesmo tempo em que é comum, a doença é pouco conhecida pela maioria das pessoas. O diagnóstico precoce é importante para aumentar as chances de cura.

Foi pensando nisso que a International Myeloma Foundation Latin America, organização sem fins lucrativos dedicada a melhorar a qualidade de vida de pessoas com mieloma múltiplo, acaba de lançar a campanha ‘Mieloma Múltiplo: Cada Vida Conta’.

“A análise prévia é determinante na qualidade de vida do paciente. As pessoas não podem se negligenciar e devem recorrer ao atendimento médico quando sentirem dores, como dor nas costas, que podem ser um dos sinais do mieloma múltiplo”, explica a médica Vania Tietsche de Moraes Hungria, especialista na doença e uma das fundadoras da IMF America Latina.

Leia também: Enfermeira cria ‘potes de remédios’ para orientar pacientes idosos

O intuito da campanha é tornar o mieloma múltiplo mais conhecido, levando informações confiáveis e importantes para a população. Ela é uma continuação da campanha ‘Mieloma Múltiplo: Cada Dia Conta’, lançada em 2017.

Na primeira edição, as mensagens de conscientização sobre a doença tiveram a participação de personalidades conhecidas, como as apresentadoras Fernanda Souza e Ticiane Pinheiro, o ator Lázaro Ramos e o cantor Daniel.

Este ano, a campanha contará com vídeos de pessoas que vivenciam a doença (pacientes e cuidadores). O material vai dar origem a uma série chamada ‘Entendendo o Mieloma Múltiplo’, gravada com a médica Vania Tietsche de Moraes Hungria.

Além disso, uma equipe interdisciplinar, formada por um advogado, psicólogo, nutricionais, entre outros profissionais, produzirão artigos sobre o diagnóstico e tratamento do mieloma múltiplo.

Conheça mais o trabalho realizado pela International Myeloma Foundation Latin America clicando aqui.

crédito da foto: Unplash


Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar