fbpx

Médico destaca papel fundamental de cuidador para pacientes com mieloma múltiplo


mieloma múltiplo
PUBLICIDADE ANUNCIE

O mieloma múltiplo é um câncer da medula óssea e um tipo de patologia que pode comprometer aos poucos o funcionamento de vários órgãos do corpo humano.

O hematologista Walter Braga explica que tal condição se deve a uma anomalia em uma célula específica do sangue, chamada plasmócito, que se manifesta a partir de anemias, dores ósseas e perda da função dos rins – embora nem sempre os sintomas apareçam em conjunto.

Por conta disso, as tarefas do dia a dia podem se tornar mais difíceis de serem executadas, sendo indício para os médicos recomendarem aos pacientes com mieloma múltiplo a figura do cuidador para auxiliá-los em suas atividades. Dependendo de cada caso, os pacientes podem perder gradativamente sua independência, pois a rotina demanda acompanhamento constante, como ajuda para se vestir, tomar banho, caminhar, ir ao médico, entre outros.

Estreitando ainda mais as relações, os cuidadores trazem ao paciente o melhor dos remédios – uma dedicação regada a amor, paciência, companheirismo, generosidade e tempo.

PUBLICIDADE ANUNCIE

Confira abaixo o vídeo do Dr. Walter sobre a importância de quem cuida:

*Artigo co-criado em parceria com Takeda Oncology

PUBLICIDADE ANUNCIE

PUBLICIDADE ANUNCIE

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar