Centenas de pessoas estão voltando a enxergar graças à cirurgia barata e rápida

Organização sem fins lucrativos realiza cirurgias gratuitas de catarata em países carentes de oftalmologistas, como Nepal e Etiópia.


catarata cirurgias

Em todo o mundo, milhões de pessoas são privadas de enxergar parentes, amigos e paisagens deslumbrantes bem a sua frente, por causa da catarata. Mas, muitas delas estão recuperando a visão graças a uma cirurgia que demora poucos minutos para ser realizada.

The Himalayan Cataract Project é uma organização sem fins lucrativos que realiza cirurgias gratuitas de catarata, uma lesão ocular que compromete a visão, em países da Ásia e África, desde os anos 90.

Os dois oftalmologistas que deram o ponta pé inicial, segundo o Good News Network, começaram o projeto depois que perceberam o quanto a cegueira limita a vida de uma pessoa e que isso poderia ser resolvido com uma cirurgia simples.

Leia também: Cientistas britânicos imprimem córnea humana em 3D

A catarata é curada com pequenas lentes de plástico inseridas no olho do paciente e que focalizam a luz adequadamente.

lentes catarata

É verdade que as pessoas que sofrem de cegueira podem recuperar a visão com uma cirurgia simples, mas, em países como a Etiópia e o Nepal, há poucos oftalmologistas, profissionais habilitados para realizar a cirurgia.

Quando os dois oftalmologistas visitaram o Nepal pela primeira vez, três décadas atrás, a lente de catarata custava mais de 250 dólares. A equipe do projeto começou a produzir as lentes localmente, reduzindo o preço das lentes para menos de 25 dólares.

Agora, o projeto pretende levar as cirurgias para Gana, Butão, Índia, Etiópia e Mianmar, entre outros países que necessitam de profissionais para operar os pacientes, especialmente em áreas rurais, longe das grandes cidades.

pessoas catarata

Em um dia normal, as clínicas do projeto realizam até 200 cirurgias de catarata – cada uma leva de 4 a 20 minutos para ser concluída. Após usar ataduras de gaze sobre os olhos por 24 horas, a maioria dos pacientes, no dia seguinte, já consegue passar no teste de visão para tirar a carteira de motorista.

Recentemente, o projeto recebeu o merecido reconhecimento ao ser indicado como semifinalista do concurso 100&Change, que dará 100 milhões de dólares ao projeto vencedor, capaz de oferecer soluções para um problema social que afeta o mundo inteiro.

Assista ao vídeo e conheça mais o projeto:

crédito das imagens: CureBlindness


Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar