fbpx

Pesquisadores mineiros fazem pomada cicatrizante a base de urucum


pomada cicatrizante urucum
PUBLICIDADE ANUNCIE

Pesquisadores mineiros desenvolveram uma pomada cicatrizante feita com extrato de urucum, que teve eficácia comprovada em ferimentos causados pelo diabetes e no tratamento dermatológico de psoríase, escara, peles debilitadas e até em queimaduras. Além de ser natural e não possuir corticóide, presente na grande maioria das pomadas para pele, ela acelera a cicatrização nas lesões de pele e é 100% brasileiro.

Relacionado: Brasileiro descobre remédio de baixo custo para curar Zika e evitar transmissão

O urucum costuma ser usado na gastronomia para fazer um tempero bastante conhecido, o coloral, mas teve seu poder cicatrizante acidentalmente descoberto por um pesquisador da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Aloísio dos Reis. Tudo começou quando ele fazia uma outra pesquisa tentando encontrar uma resina para uma empresa multinacional: “Pesquisava sobre formas de estabilização da madeira para a produção de lápis. Ao manipular o extrato de urucum com a mão machucada, observei que as lesões cicatrizaram mais rapidamente”.

Assim, ele e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Federal de Viçosa (UFV), criaram a Profitus, empresa brasileira, que foi selecionada pelo programa Programa de Incentivo à Inovação (PII), que incentiva a criação de novas tecnologias, produtos e processos inovadores para o mercado, a partir do conhecimento gerado nas instituições de ensino e permitiu que essa pomada se tornasse comercialmente vendável.

PUBLICIDADE ANUNCIE

pomada cicatrizante urucum

A pomada cicatrizante Newderm já está sendo vendida em farmácias, lojas especializadas, para diabéticos, de produtos naturais e no site da Profitus, por R$ 47. Além do preço ser mais baixo do que as pomadas similares, sua eficácia é de 96%: “Tivemos bons resultados em mais de 96% dos usuários que testaram o produto, reduzindo o intervalo de tempo da cicatrização. Em aplicações como escara, o paciente sente efeito em até 12h, e em 80% das pessoas com psoríase os resultados foram percebidos em 36h”, afirma Aloísio.

pomada cicatrizante urucum

Nada melhor do que incentivar uma empresa brasileira, com matéria-prima e tecnologia 100% nacional, não é mesmo?

Com informações de Revista Pegn

Foto: Divulgação / Wiki-Commons

PUBLICIDADE ANUNCIE

PUBLICIDADE ANUNCIE

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar