fbpx

Terapeuta holístico quer empoderar 1 milhão de mulheres: atendendo de graça


PUBLICIDADE ANUNCIE

Você já ouviu falar em Terapia Holística? Não confunda com Terapia Ocupacional. As duas possuem diferenças marcantes. Para começar, não se deve falar Terapia Holística no singular, pois se trata de um conjunto de técnicas medicinais orientais de milhares de anos. Basicamente, ela entende que o indivíduo é composto de corpo, mente e espírito.

O entrevistado da semana é um terapeuta holístico, cidadão do mundo, que está em sua segunda passagem pelo Brasil. Hakim Figueroa, 45 anos, é espanhol, nascido em Málaga, mas não gosta de ser chamado assim, pois foi criado em 14 países e fala cinco línguas. Ele acredita que os pré-conceitos devem ser derrubados. “Eu me tornei terapeuta por isso, eu acho, fugindo dos julgamentos e promovendo as diferenças.”

Na entrevista a seguir, concedida ao Razões Para Acreditar, essa simpatia em pessoa esclarece o leitor sobre o que é a Terapia Holística, para que ela serve e por que ela funciona, o que diferencia a Terapia Holística da Terapia Ocupacional, quais são os temas mais presentes no seu trabalho, como são feitos os seus atendimentos, as sessões gratuitas que ele oferece para empoderar mulheres do mundo todo, sobre a Terapia Holística na rede pública de saúde e a plataforma que ele criou com sua esposa para desmonetizar as terapias holísticas.

1) Muitos dos nossos leitores não sabem o que é Terapia Holística, você poderia explicar o que é, para que serve e por que ela funciona?

A Terapia Holística é um grupo de técnicas provenientes das medicinas orientais como, a Medicina Tradicional Chinesa ou Medicina Ayurvédica, existentes há milhares de anos. Ela trata da causa do problema e não do problema em si, foca no indivíduo e o assume como um todo, um conjunto composto por corpo, mente e espirito.

Essas técnicas podem ajudar a pessoa a aliviar o estresse emocional e até físico, ganhar consciência do seu ser interior, melhorar a sua autoconfiança, ter coragem para enfrentar a vida, mudar a sua percepção do outro e desenvolver a vontade de ser no lugar da de ter.

Acredito que o êxito da terapia holística e o seu rápido crescimento no mundo se deva à sua abordagem do ser humano como um todo, que deveria estar em equilíbrio. Eu diria que a Terapia Holística funciona porque ela é um conjunto de técnicas milenares que acolhe todos e cada um de braços abertos, escuta e aplica o que melhor se adeque ao que a pessoa estiver precisando, pode ser um floral, pode ser ervas medicinais, pode ser uma limpeza interna desintoxicante, pode ser uma atividade mais vigorosa como Vinyasa Yoga, descobrir o silencio curador de uma meditação, se entregar ao toque restaurador de uma Massagem Abhyanga ou simplesmente sentar e conversar por horas com um Mestre Conselheiro, afinal, o que importa é retomar a nossa vida e enxergar isso tudo como prevenção e guia para uma vida mais plena.

2) O que diferencia a Terapia Holística da Terapia Ocupacional, por exemplo?

Posso dizer que é a sua visão do ser humano como um ser composto por corpo e mente, chamando-o de ser bio-psico-social.

Também vejo uma diferença na sua procedência, já que a Terapia Ocupacional nasceu na segunda metade do século XVIII, na França, classificando ela como ciência de uma era moderna em comparação com as terapias holísticas, compostas por técnicas milenares das medicinas tradicionais antigas, não consideradas cientificas.

O conhecimento que tenho é que a Terapia Ocupacional trabalha principalmente com pacientes que sofrem de doenças mentais, promovendo a sua reinserção na sociedade ou no mercado de trabalho e utiliza métodos multidisciplinares sistematizados que ajudam o paciente nas tarefas mais simples do dia a dia, como escovar os dentes ou em situações mais complexas, como a interação social.

3) Quais são os temas mais presentes no seu trabalho?

Sem dúvida: depressão, ansiedade, falta de empoderamento e sexualidade.

4) Como é feito o agendamento dos atendimentos presenciais e online e quanto tempo as sessões duram em média?

Todos os agendamentos são feitos pelas redes sociais, incluindo e-mail e WhatsApp, sempre seguindo a minha agenda pelo Brasil e pela Europa.

Os atendimentos presenciais podem durar até quatro horas seguidas, dependendo do caso, e eles têm um custo por hora, que acompanha o preço de mercado da cidade onde eu estiver atendendo ou dando palestra.

PUBLICIDADE ANUNCIE

Os atendimentos online duram em média uma hora. Atualmente, eu atendo pessoas em 14 países nas cinco línguas que falo, ele não tem custo e é direcionado principalmente para quem não pode pagar, sem limite de sessões por pessoa. Mas, apesar de reservar quase seis horas por dia para esse trabalho, sempre acaba faltando horas para atender mais pessoas!

5) Como surgiu a ideia de fazer as sessões gratuitas?

Tenho trabalhado como terapeuta holístico nos últimos 15 anos, ao redor de 22 países, dentre eles França, em 2010, na Alemanha, em 2011, na Suíça, em 2012, e no Brasil, em 2013/14. Em todos os países eu teria atendido muito mais pessoas se não fosse o obstáculo chamado dinheiro. Muitas delas deixavam de ir nas sessões por não terem condições financeiras para dar continuidade, assim, um dia, tive a ideia de destinar um dia da semana para atendimentos gratuitos. Em 2015, percebi que não estava só e que tinha muito mais gente do que eu imaginava fazendo a mesma coisa! Foi então que, junto com a minha esposa, idealizamos o HUGS. Aproveitando o alcance que a internet nos proporciona, abri os atendimentos online e, depois de um tempo, decidi fechar as quartas-feiras grátis, tornando 100% do atendimento online gratuito.

6) Você acha que o Estado, através da sua rede pública de saúde, poderia suprir essa demanda?

Não tenho visto demanda por terapias holísticas na rede pública, até porque eu também acho que o público em geral ainda não conhece bem as técnicas que ela envolve, mesmo Yoga sendo muito conhecido, por exemplo e até onde eu sei o Estado não oferece este tipo de serviço na sua rede. O que já vi foi uma escola estadual no Espirito Santo incluindo meditação para crianças na sua grade curricular! Acredito que já tenham profissionais suficientes no Brasil para o Estado incluir terapias holísticas na sua rede de atendimento. Por enquanto, tem o HUGS e sua rede de profissionais engajados com a proposta e dispostos a doarem parte do seu tempo para ajudarem quem precisa.

7) Fale mais sobre o HUGS.

O HUGS é uma comunidade que foi se criando ao longo do tempo e pelos países que eu ia passando com a minha mensagem de desmonetizar um serviço básico como são as terapias holísticas. Ele foi idealizado para beneficiar especificamente mulheres. Acreditamos que dando às mulheres as ferramentas necessárias, elas certamente levarão uma vida mais saudável, empoderando as suas famílias e desenvolvendo as suas comunidades. Sabemos que se ajudarmos uma mulher, estamos ajudando pelo menos cinco pessoas ao redor dela. Assim, chamamos profissionais das terapias holísticas que eu já conhecia e que estão a fim de doar parte do seu tempo para atender mulheres que não podem pagar, seja presencial ou online, através da nossa plataforma ou aplicativo mobile, SMS ou até carta pelo correio.

Aconteceu que gente de outras áreas estão vindo também, temos Coaching, Personal Trainer, Psicólogos, Ginecologistas, Dermatologistas, Cabeleireiros e Esteticistas, além de Advogados e até Contadores querendo ajudar. A plataforma ainda não está no ar, mas as pessoas podem se cadastrar no site. Atualmente estamos organizando encontros regionais onde explicamos o funcionamento, oferecemos palestras e ajudamos mulheres com sintomas de depressão, ansiedade, falta de acesso à renda alternativa, violência doméstica, estresse, baixa autoestima, além de mentoria para negócios de pequeno porte e outros. As atividades oferecidas são realizadas por profissionais de sua área, moradores da região onde o evento acontece, assim, eles já têm contato com os processos terapêuticos ou de aprendizado que terão posteriormente. Nosso objetivo é empoderar pelo menos um milhão de mulheres no Brasil. Você também pode se cadastrar no site.

No dia 27 de fevereiro, em São Paulo (SP), o Hakim dará um curso de massagem tântrica direcionado para o público LGBT, com duração de 8 horas, no Espaço Luzeiro, que fica na Av. Armando Ferrentini, 520 – Aclimação.

Para atendimentos presenciais, o Hakim atende no Spa des Jardins, que fica na rua Haddock Lobo, 935, no bairro Jardim Paulista. Contato e mais informações pelo WhatsApp: (11) 975804521.

PUBLICIDADE ANUNCIE

PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar