“Tinder da doação de sangue” conecta doadores a quem precisa


Em janeiro de 2017 surge o Partiu Doar Sangue, uma plataforma que conecta os bancos de sangue com os doadores, funcionando como se fosse um Tinder da doação de sangue. Desenvolvido por Orlando Silva, o aplicativo está disponível para Android e iOS e tem conectado doadores de sangue com quem precisa de doação, em todo o Brasil.

Relacionado: Palmeirense cumpre aposta de doar sangue após time perder: “boa ação ameniza a tristeza”

Orlando trabalha com computação e já fazia tempo que queria unir tecnologia e saúde no mesmo espaço: Sou professor na área de Computação e sempre quis usar a tecnologia para ajudar na saúde. Vendo os constantes problemas relacionados à falta de doação de sangue, resolvi criar a plataforma para ajudar a reduzir esses problemas”.

Funciona assim: os doadores se cadastram e são notificados quando é feito um pedido de doação no sistema: “No sistema tanto a pessoa que precisa de doação quanto os bancos de sangue fazem pedidos de doação no site ou no App. Quando o pedido é cadastrado, o sistema avisa os doadores para eles possam doar. Então, os doadores vão ao Banco de sangue e fazem a doação. Se for para um paciente específico ele informa no Banco de Sangue, senão ele faz a doação espontânea, sem informar pra quem”.

O fundador nos explica que podemos doar sangue para uma pessoa específica e para isso devemos informar o Banco de Sangue:A doação vai para reposição do estoque, mas informando um paciente. Mas isso não quer dizer que o sangue doado em nome dele vai para ele necessariamente”.

Estima-se que cerca de 1,8% da população brasileira doe sangue, sendo que a meta da OMS – Organização Mundial da Saúde é de no mínimo, 3%. Iniciativas como a de Orlando servem, não somente para facilitar o processo, unindo potenciais doadores com pessoas que precisam de sangue, como para incentivar mais pessoas a fazerem isso. É simples e pode salvar milhares de vidas. Quer ser um doador? Acesse o site e Partiu Doar Sangue!

Aqui você pode baixar o App através do Google Play ou iTunes.

Fotos: divulgação

 


Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar