Novo tratamento atenua “vozes” que esquizofrênicos ouvem


339 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

A esquizofrenia é um transtorno mental que se caracteriza pela perda do contato com a realidade. Os esquizofrênicos ouvem vozes que ninguém mais escuta e passam a ter alucinações e delírios.


Ouça e entenda mais sobre esse novo tratamento! Clique no play acima!

Mas cientistas da Universidade de Caen, na França, fizeram uma descoberta que pode melhorar o tratamento da doença. Eles conseguiram identificar a parte do cérebro onde ficam as “vozes” que os pacientes escutam e conseguiram silenciá-las parcialmente, com um tratamento à base de pulsos magnéticos.

O estudo foi apresentado em uma conferência do European College of Neuropsychopharmacology, na França, e mostrou que 35% dos pacientes que foram submetidos a esse tratamento, relataram sentir um alívio significativo das vozes.

O experimento avaliou 26 pacientes com esquizofrenia, que receberam o tratamento ativo TMS. Os outros 33 pacientes, também com a doença, foram tratados apenas com placebo, compondo o grupo controle.

O primeiro grupo recebeu uma série de pulsos magnéticos em duas sessões ao dia, por dois dias, no lobo temporal associado com a linguagem.

Duas semanas depois, os participantes avaliaram as “vozes” que costumavam ouvir e mais de um terço dos pacientes que experimentaram o tratamento TMS relataram uma melhora “significativa”.

“Agora podemos dizer com alguma certeza que encontramos uma área anatômica específica do cérebro associada com as alucinações auditivas na esquizofrenia”, declarou a psiquiatra e líder do estudo Sonia Dollfus, da Universidade de Caen, na França.

“Mostramos que o tratamento de alta frequência TMS (Estimulação Magnética Transcraniana, significado da sigla em português) faz diferença, pelo menos, para alguns pacientes.”

Apesar dos resultados positivos, ainda é preciso realizar mais pesquisas que consigam confirmar a utilidade da TMS como um tratamento a longo prazo.

Com informações do SóNotíciaBoa

Foto: Pixabay


Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar
Escolher um formato
História
Lista