Novo tratamento com células-tronco pode restaurar alguns tipos de cegueira


shares Compartilhar Tweet WhatsApp

Estudo inédito comprova que, em breve, células-tronco embrionárias poderão ser usadas no tratamento da degeneração macular, doença relacionada à idade que pode levar as pessoas à cegueira. A equipe, composta por pesquisadores britânicos e americanos, utilizou células-tronco humanas para criar um novo tecido com células de retina e, depois realizaram um transplante de retina.

Duas pessoas que tiveram uma severa perda de visão devido a essa doença, se voluntariaram para a pesquisa e depois de terem sido transplantadas, voltaram a ler, mesmo que com alguma dificuldade – o que já é um grande avanço, já que antes eles já não estavam mais conseguindo.

O dano causado à retina pode matar as células sensíveis à luz, levando as pessoas à cegueira. Esta degeneração pode causar um ponto cego ou borrar a visão das pessoas, por causa de vasos sanguíneos anormais que vazam fluidos para o olho, causando danos a uma camada de células chamada epitélio pigmentar da retina (EPR).

As células-tronco embrionárias são extremamente versáteis e podem ser usadas para substituir diferentes tecidos do corpo humano, assim como membros e órgãos. A questão é que elas devem ser usadas com muito cuidado e somente a partir de muitos testes, para que não cause o efeito contrário, quando o corpo começa a dar uma resposta autoimune, rejeitando essas células, provocando o câncer.

Entretanto, o cenário é otimista e o especialista em células-tronco, Dusko Ilic, do King’s College de Londres, afirma que este estudo é bastante encorajador e reduziu suas preocupações em torno das terapias baseadas em células-tronco.

Os cientistas envolvidos nesta pesquisa acreditam que o olho seja um local promissor para o transplante, pois ele possui uma barreira ocular sanguínea com uma resposta imunológica mais fraca, o que diminui as chances de rejeição.

Acredita-se que, em pouco tempo, a pesquisa será concluída e nós estamos torcendo para que dê certo!

Leia também:

No RJ, professor tira dúvidas de física e matemática de graça para quem precisar

Homem entra em esgoto para salvar gatinho que estava preso

Cabeleireiro “viraliza” ao atender morador de rua em avenida de SP

 

Com informações de Good News Network



Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar