Academia no Rio começa a ensinar aulas de defesa pessoal para LGBTs

“Agora o desejo é que outras academias e grupos multipliquem a iniciativa, para que a gente ocupe cada vez mais espaço”


aulas de defesa pessoal

Um grupo de amigos ligados à militância LGBT se reuniu para fazer aulas de Krav Maga, luta focada na defesa pessoal, em uma academia no Rio de Janeiro, a CT TORI, que abraçou a ideia.

Em sua página no Facebook, o Piranhas Team KM diz que objetivo das aulas de defesa pessoal é que as pessoas em situação de risco consigam se defender: “Pretendemos promover o empoderamento dessas pessoas e contribuir para a desconstrução de preconceitos e estigmas que ainda pairam sobre mulheres e LGBTs”.

aulas de defesa pessoal

O grupo divide-se em duas turmas com uma média de 6 a 7 pessoas inscritas, incluindo homens e mulheres trans. As aulas acontecem todas às terças e quinta-feiras. Uma turma treina no período da manhã e outra à noite.  A mensalidade é de 80 reais, mas o grupo se organizou para ajudar os colegas que não podem pagar. 

“Quando o professor descobriu que uma aluna trans ia desistir porque não conseguia pagar, ele abriu mão de parte do salário para mantê-la conosco. Daí a turma inteira se comoveu e resolveu ratear a mensalidade da colega, para que o professor também não saísse prejudicado. Não é obrigatório ninguém ajudar, mas a galera embarcou”, disse Alisson Paes, um dos membros do grupo, em entrevista ao BuzzFeed Brasil.

aulas de defesa pessoal

Alisson lembra que não sabia como seria a aceitação dos outros alunos da academia, mas explica que tem sido positiva. “Agora o desejo é que outras academias e grupos multipliquem a iniciativa, para que a gente ocupe cada vez mais espaço”, afirma.

Na página do Facebook do grupo, eles explicam algumas dúvidas comuns:

QUEM SOMOS?
Somos um grupo que promove aulas de defesa pessoal para mulheres e LGBT`s. Atualmente temos aulas de Krav-Maga na Academia CT TORI , que fica na Rua Andre Cavalcante 81, na Lapa.

QUAL A ARTE MARCIAL QUE PRATICAM?
Nossa turma é de Krav-Maga, que é uma técnica de defesa pessoal nascida em Israel, no início do Sec.XX como meio de proteção da comunidade judaica contra o antissemitismo. O Krav-maga é atualmente a arte marcial oficial usada pelo exército de Israel. Seu foco é a defesa pessoal, não se trata, portanto de um esporte que contenha competições e etc. Mesmo por que, os golpes no Krav-maga são pensados para machucar de verdade.

aulas de defesa pessoal

aulas de defesa pessoal

primeiro dia de defesa pessoal
‘Primeiro dia do Cardume de Piranhas reunidas Defesa Pessoal.” (Foto: Facebook)

Fotos: Reprodução/Piranhas Team KM

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar