Jovem brasileiro tem vida transformada por programa social que ensina música para crianças e adolescentes carentes


programa social música
66 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

Quando falamos em inovação, qual a primeira coisa que você imagina? Quase sempre relacionamos com tecnologia, seja pelo lançamento de um celular novo ou de um carro com um mecanismo mais potente, mas, inovação vai muito além disso.

Transformar a vida das pessoas é uma forma de inovação, e é isso que faz a Estação do Conhecimento Serra, que foi implantada em 2011 e trabalha em parceria com instituições públicas e privadas para executar suas atividades, fomentando uma grande rede de proteção social que atende desde crianças de 6 anos até grupos de geração de renda para a terceira Idade.

Sua programação inclui atividades esportivas (programa Brasil Vale Ouro), educativas (robótica, convivência e cidadania, incentivo à leitura, arte urbana e circense, inglês e apoio pedagógico), profissionalizantes (programa Empreendedores do Futuro e cursos para grupos de geração de renda) e culturais (programa Vale Música).

O projeto Estação Conhecimento Serra é uma parceria do município de Serra, no Espírito Santo, com a Vale. No total, 1400 pessoas participam do programa e o jovem Matheus Otoni, de 18 anos, é um dos vários exemplos de participantes que tiveram suas vidas transformadas.

Ele é aluno da Estação há dois anos, onde participa do programa Vale Música. Neste curto tempo em que está na Estação, ele já se destacou como trompetista e atualmente não é apenas mais um aluno, é arquivista copista do projeto.

“Descobri que aqui era um lugar onde eu recebia o ‘sim’. Aqui não se ensina somente a parte de arte, mas também a ser uma pessoa de caráter”, disse Matheus.

Hoje, além de atuar como músico, ele é um dos monitores do programa, que visa promover o ensino da música para crianças e jovens, desenvolvendo talentos e oferecendo ferramentas que contribuam para o desenvolvimento profissional.

Leia também: Empresário baiano adapta veículo para levar banho quentinho a pessoas em situação de rua

“Ele é um menino de ouro, uma peça fundamental no programa”, disse Júlia Sodré, coordenadora do Programa Vale Música.

Em sua trajetória na Estação, Matheus enfrentou muitos desafios e com garra e disciplina vem transformando esses obstáculos em conquistas. Recentemente ele foi aprovado no curso de música da Universidade Federal do Espírito Santo

“O Vale Música proporcionou  para ele uma mudança extraordinária de vida”, conclui Eduardo Lucas, maestro do Programa.

Crédito da foto: Divulgação



Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar
Escolher um formato
História
Lista