Alunas transformam óleo de cozinha em sabonete para os sanitários de sua escola


óleo de cozinha
1444 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

banner reservaO óleo de cozinha pode causar grandes problemas à natureza, se descartado de maneira incorreta. Preocupadas com esse problema, as estudantes Quênia Costa de Carvalho, Gilvania dos Santos da Silva e Ana Paula Santos de Moura, do Colégio Estadual Manuel Benedito Mascarenhas, de Muritiba, na Bahia, bolaram uma solução: transformar o material, após sua utilização, em sabonetes.

Orientadas pela professora Lucineide Ramos, as meninas desenvolveram uma receita de sabonete com PH neutro e que pode ser adaptada para lavar louças e roupas. A proposta, aliada ao baixo custo de produção (17 centavos a unidade), resolveu o problema dos banheiros da escola. O trabalho também serviu para conscientizar a comunidade sobre o problema ambiental.

Leia tambémUsando 8 mil garrafas PET, alunos constroem arquibancada em escola pública do Tocantins

Para cada litro de óleo, 28 sabonetes são produzidos ao custo de R$ 0,17 cada um. O óleo utilizado para a produção dos sabonetes foi doado por comerciantes e colegas de todo colégio e os estudantes promoveram um bazar para levantar recursos e comprar os demais materiais necessários para a produção.

O sucesso foi tanto que o produto foi apresentado na Feira de Ciências e Matemática da Bahia (FECIBA).

E se você também achou essa ideia ótima e quer fazer igual, a receita é essa:

Arte: Desafio Criativos da Escola

Foto da capa: Reprodução Site The Greenest Post

barra reserva


Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar
Escolher um formato
História
Lista