Bitucas de cigarro viram adubo que ajuda a grama a crescer mais rápido


bitucas de cigarro
803 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

Com uma estimativa de 766.571 toneladas de bitucas de cigarro descartadas que entram no meio ambiente todos os anos, várias instituições tem tentado encontrar soluções para o que fazer com tanto resíduo gerado pelos cigarros.

Um deles é a Cigarette Waste Brigade da Terracycle, que aproveita o lixo gerado pelos fumantes em comunidades em todo os EUA e Canadá, e tem provado ser vantajoso tanto para o ambiente quanto financeiramente: instalações de tratamento especial separam e transformam em adubos os materiais orgânicos a partir das bitucas e derretem o plástico restante em pastilhas, que são usadas ​​para a construção de bancos de jardim, pallets industriais, e assim por diante.

Bitucas de cigarro viram adubo no Paraná

Sabemos que quanto mais o lixo for reaproveitado, virar matéria-prima para um outro produto: melhor! E a tecnologia tem mostrado que é possível dar uma nova utilidade a quase tudo: as bitucas de cigarro são um exemplo disso.

14 empresas de Curitiba, no Paraná, aderiram ao programa Bituca Zero da empresa de soluções ambientais Ecocity, e instalaram lixeiras em forma de cigarro nas áreas de fumante.

Segundo o site da empresa, o Bituca Zero “foi criado na tentativa de minimizar os efeitos dos resíduos do cigarro no meio ambiente. Diariamente, milhões de bitucas são descartadas em ruas, praças, e em nossos rios, poluindo e sujando nossas cidades. Parte desse descarte inadequado, se da pela falta de coletores específicos para o resíduo e da ausência de políticas públicas. O programa tem foco na educação ambiental e na gestão de resíduos, atende o ciclo completo da bituca, desde a implantação de coletores especialmente desenvolvidos,  a coleta semanal com logística planejada e o encaminhamento para o processo de reciclagem.”

As bitucas entram na composição de um adubo que faz a grama crescer rapidamente, ele é usado em obras de contenção de encostas, por exemplo. Roberto Façanha, proprietário da empresa, diz que lixo não pode ser considerado problema. Assista à reportagem:

O filtro(acetato de celulose), junto com outros resíduos frutos da compostagem, se transformam em uma biomassa que aplicada sobre áreas degradadas(encostas de estradas e outros passivos ambientais), serve de base para projetos de hidrossemeadura, recompondo esses espaços. Os restos de fumo e o papel, após sua biodecomposição, são utilizados sobre a hidrossemeadura com agentes fertilizantes.

bitucas de cigarro viram adubo bitucas de cigarro bitucas de cigarro

No vídeo abaixo, mostra como descartar corretamente:

Já mostramos aqui no RPA algumas outras brigadas de reciclagem de produtos, como o da esponja de lavar louça (relembre aqui) e das embalagens de cremes e loções (aqui).


Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar
Escolher um formato
História
Lista