Universidade do Ceará inaugura ‘Árvore Solar’ que abastece até 10 bicicletas elétricas

Energia renovável para causar o menor impacto no meio ambiente.


bicicletas elétricas agora podem ser facilmente carregadas

Bicicletas elétricas são uma ótima opção de deslocamento, agora imaginem que agora elas podem ser carregadas por uma árvore solar.

Um dos papéis das universidades – talvez o principal entre todos eles – é criar soluções criativas para os problemas que afetam a vida das pessoas, direta ou indiretamente. A Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus Itaperi, está cumprindo esse papel direitinho, pelo menos quando o assunto é “energia renovável”. Na terça-feira (21/02), o campus inaugurou uma ‘Árvore Solar’. O objetivo é abastecer as bicicletas elétricas do campus sem causar impacto no meio ambiente.

A árvore é formada por dez painéis fotovoltáicos postos sobre as palmas de uma palmeira metálica. Juntos, os painéis abastecem até 10 bicicletas elétricas.

bicicletas elétricas podem ser carregadas

Leia também:

Alunos fazem emocionante surpresa para professor em último dia de aula

Menina vira melhor amiga de idoso e o cura da depressão

Em Natal (RN), filho de 11 anos ensina mãe catadora de lixo a ler e escrever

Durante o dia, os painéis carregam as baterias das bicicletas enquanto elas estiverem conectadas à árvore. Quando as bicicletas estiverem em uso, a árvore passará a energia para a rede pública, gerando créditos para a UECE usar posteriormente. À noite, a bicicleta que precisar de carga usará a energia da concessionária. Inicialmente, as bicicletas serão usadas exclusivamente pelo Núcleo de Segurança do campus.

A “Árvore Solar” é resultado de uma parceria da UECE, através do Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas, com a empresa Eco Soluções em Energia, associada à Incubadora de Empresas da UECE (IncubaUECE), que tem o apoio técnico em arquitetura da Projec.

bicicletas elétricas podem ser carregadas

Frequentemente o Ceará tem aparecido por aqui no Razões com muitas boas notícias, como a da Prefeita que quitou dívidas do município, melhorou a educação e deixou 1,8 milhão em caixa – relembre aqui. Ou ainda do jovem que pediu água de presente de aniversário para distribuir no sertão do Ceará – relembre aqui.

Com informações do CICLOVIVO / Fotos: Divulgação/UECE

Comentários no Facebook

Acessar

Não tem uma conta?
REGISTRAR

Resetar senha

Voltar para
Acessar

REGISTRAR

Logar

Voltar para
Acessar
Escolher um formato
História
Lista