Cientistas criam cimento feito de resíduos das cinzas do caroço de azeitona


cimento
242 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

Nós adoramos compartilhar as novidades sobre sustentabilidade, como essa por exemplo. Mais do que importante, sabemos que é preciso cada vez mais, investir em alternativas que agridam menos o nosso planeta e nossas vidas. Pensando nisso, cientistas brasileiros e espanhóis se uniram e desenvolveram o primeiro cimento do mundo a ser feito inteiramente a partir de resíduos. Isso já é interessante por si só, mas e se eu te contar que esses resíduos são provenientes das cinzas do caroço da azeitona e dos restos provenientes dos altos-fornos? Pois é!

Além de ser uma alternativa muito mais sustentável ao cimento produzido hoje, o processo de fabricação é bastante simples, sendo que 80% vem das escórias dos altos-fornos e 20%, das cinzas do caroço da azeitona.

Leia também: Alunos da USP constróem carro elétrico capaz de cruzar o país com 5 reais

Os pesquisadores, que são da Universitat Politècnica de València (UPV) na Espanha e da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), afirmam que a preparação deste cimento não requer altas temperaturas e que além do mais, essa é uma alternativa muito mais barata do que o cimento tradicional.

Eles agora estão focados em melhorar a formulação para obter melhor desempenho e estudar sua durabilidade e opções de aplicações, mas enquanto isso a gente pode assistir esse vídeo:

Com informações de Stylo Urbano


Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar
Escolher um formato
História
Lista