Cientistas produzem polímero para a reciclagem infinita do plástico

Promessa de um futuro com "plásticos verdes".


polímero-reciclagem-do-plástico
194 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

Não restam dúvidas de que a reciclagem do plástico é um processo extremamente importante para a preservação do meio ambiente. Mas, você sabia que o material pode ser reciclado apenas algumas vezes?

Pode ser que isso mude daqui um tempo, graças a uma descoberta de um grupo de químicos da Universidade do Estado do Colorado. Os cientistas anunciaram avanços na direção de um polímero que pode ser reciclado inúmeras vezes e sem produtos químicos tóxicos.

O material é mais forte, resistente ao calor e leve, na comparação com os plásticos feitos a partir de derivados de petróleo. Eles acreditam que a descoberta é um passo importante para a produção de materiais sustentáveis e que, no futuro, o material poderá competir com os plásticos poluentes.

RELACIONADO: Senado aprova projeto que prevê a proibição de plástico descartável no Brasil

plástico-garrafa-pet-mato
Foto: Pixabay Creative Commons

A descoberta foi publicada na conceituada revista Science, na semana passada. Os cientistas veem nela o início de futuro com “plásticos verdes”, que podem ser “colocados em um reator e, em linguagem química, recuperar seu valor polimerizado, o que não é possível para os plásticos de hoje”.

“Isso traria o material de volta ao seu ponto de partida química, para que pudesse ser utilizado de novo, e de novo e de novo”, disse o professor Eugene Chen, principal autor do estudo. “Os polímeros podem ser quimicamente reciclados e reutilizados, em princípio, infinitamente.”

Porém, Chen enfatizou que a tecnologia foi testada em laboratório – ampliação de um avanço que anunciou em 2015 – e que mais estudos são necessários para a produção da descoberta em escala industrial.

“Seria o nosso sonho ver esta tecnologia de polímeros quimicamente reciclável materializar no mercado”, finaliza Chen.

Foto de capa: Bill Cotton/Colorado State University


Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar