fbpx

Cientistas criam vidro que converte energia solar em eletricidade


Uma equipe de cientistas que trabalha no Lawrence Berekley National Laboratry, na Universidade de Berkeley – Califórnia, criou um painel de vidro fotovoltaico, capaz de absorver a luz solar, transformando-a em energia elétrica, que poderá substituir os tradicionais painéis solares. Esta tecnologia inovadora pode ser usada em prédios e até mesmo em carros, que serão capazes de gerar sua própria eletricidade.

Relacionado: Cientistas chineses criam painel solar que gera energia a partir da chuva

O vidro é revestido por um líquido semicondutor que contém diversos compostos químicos, como césio e iodeto de chumbo, que quando expostos à luz do sol, convertem o calor em energia elétrica. Além do mais, este vidro é menos transparente que os tradicionais, permitindo que menos calor passe nos ambientes onde ele é colocado. Desta maneira, um prédio revestido com este vidro, por exemplo, também economizaria energia com ar condicionado.

No momento, a equipe está trabalhando para que ele se torne mais eficiente, já que por enquanto consegue converter 7% da energia que chega até ele e, para que ele seja economicamente viável, precisaria ser no mínimo 10%. A questão estética também precisa ser revista, já que quando aquecido este vidro fica vermelho, laranja ou marrom, o que não é muito agradável, muito menos, bonito.

Os cientistas estão testando outras possibilidades ou vendo se é possível utilizar um corante no vidro, sem que isso interfira em sua eficiência. Estamos torcendo para que eles consigam! Veja abaixo a postagem original do laboratório:

Com informações de Olhar Digital

Foto: divulgação / Lawrence Berkeley


Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar