Ecologista plantou mais de 500 mil árvores sozinho no Brasil


ecologista
2569 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

Com quantas mãos se faz uma floresta? Na história de hoje, podemos ver que apenas duas bastam. O ecologista capixaba Nilton Broseghini afirma que plantou mais de 500 mil árvores sozinho, em Santa Teresa, na região serrana de Espírito Santo. O número foi alcançado após 29 anos de trabalho, na luta para recuperar danos ambientais causados pela sociedade.

Nilton começou a plantar em encostas e beira de estradas, com o intuito de não só trazer o verde de volta à tona, mas também de recuperar áreas degradadas. Ciente de que o ser humano é o grande responsável pela destruição do ecossistema, ele faz sua parte para reparar o cenário ambiental e colabora com o futuro das próximas gerações.

ecologistaAlém de reflorestar sua cidade capixaba, já realizou plantios em outros seis municípios, sempre convocando a população para que criem consciência ambiental e se envolvam na mobilização. “Tem lugares que eram um deserto e hoje vejo árvores e nascentes. Ao ver isto choro de emoção e alegria. Conclamo a todos a virem comigo, nesta cruzada contra o fim da Mata Atlântica”, contou em matéria do site Don Oleari.

O ecologista focado em educação ambiental segue com a criação e plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, promovendo palestras, oficinas e experiências em escolas públicas. Em 2016, 400 mudas foram plantadas no viveiro da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Frederico Pretti, no distrito de São João de Petrópolis. Depois que as mudas crescerem, serão distribuídas para compor a mata ciliar ao longo do Rio Santa Maria do Doce e ao projeto “Salvem o Rio 5 de Novembro”, em Santo Antônio do Canaã.

O educador já foi comparado a Augusto Ruschi, agrônomo, ecologista e naturalista nascido também em Santa Teresa, que colaborou muito com a biologia do país. Além disso, é o grande ídolo de Nilton, que apesar de gostar da comparação, acredita que ainda tem muito chão pela frente e muitas sementes para plantar.



Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar
Escolher um formato
História
Lista