Empresa faz tênis reciclado a partir de chicletes mascados

Os chicletes são retirados das ruas de Amsterdã


272 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

Alguns dados realmente nos chocam, como por exemplo este, de que todos os anos mais de 1,4 milhões de quilos de chicletes são recolhidos das ruas de Amsterdã, o que custa milhões de dólares para a prefeitura, tornando-se um problema sério. Se pensarmos que, em média, cada chiclete leva 5 anos para se decompor na natureza, os chicletes jogados nas ruas do mundo inteiro, são um problema ambiental sério. (Você também pode apoiar causas com Visa, sem pagar nada a mais por isso, inscreva-se aqui.)

Tentando encontrar uma solução para esta questão, o governo de Amsterdã se juntou à empresa de calçados Gumdrop e o designer de calçados Explicit Wear e juntos desenvolveram um tênis feito a partir de chiclete reciclado. A sola do tênis é feita de Gum-Tec, um composto criado pelas empresas a partir da reciclagem da goma de mascar e a cada 1 kg de chicletes, 4 tênis podem ser produzidos.

“Descobrimos que o chiclete é feito de uma borracha sintética e, ao quebrar as moléculas, conseguimos criar um novo tipo de borracha”, disse Anna Bullus, diretora da Gumdrop, ao portal The Verge.

Relacionado: Adidas já vendeu 1 milhão de tênis feitos com plástico retirado dos oceanos

O calçado passará a ser comercializado a partir de junho, na Europa e custará 190 euros, algo em torno de 800 reais. Por enquanto ele será fabricado em apenas 2 cores: rosa e preto com vermelho. Agora é torcer para que este projeto incrível seja apenas o começo e, que daqui para frente, mais e mais empresas passam a fazer o mesmo, transformando um problema, em solução, com muita criatividade. Olha só como ele é bonito:

Com informações de Estadão

Foto: Divulgação/Gumdrop


Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar