‘Espuma’ orgânica criada no Brasil absorve óleo da água e pode despoluir oceanos


espuma orgânica

A poluição marinha coloca em risco uma série de espécies e biomas que são fundamentais para os ciclos da natureza. Agora o que temos é uma verdadeira corrida contra o tempo para reparar os danos causados pela ganância humana. Uma das novidades esperançosas surgiu no nosso país: espuma orgânica – um tipo de polímero, criada no Brasil consegue absorver óleo da água, o que pode resultar na despoluição de rios, mares e oceanos.

Chamada de Fohm.Life, a solução criada pelo colombiano Lauro Cuevas, radicado em terras tupiniquins e morador do interior de São Paulo, é capaz de sanar problemas ambientais causados pela presença de óleo de origem vegetal ou mineral na água. Completamente biodegradável, garantindo que desintegre do meio ambiente em 28 dias, a substância semelhante a uma espuma é obtida a partir de qualquer insumo orgânico que contenha açúcar ou óleo, podendo ser feito com material de descarte, solucionando problemas de produção e garantindo um custo baixo. Com insumos de base fáceis de serem encontrados, a substância consegue ser sustentável desde sua logística até o seu preço final.

polímero orgânico

Fohm.Life abre espaço até mesmo para a possibilidade de reutilizar o óleo absorvido pela espuma, que fica concentrado até que se retire da “esponja”. O polímero 100% brasileiro pode ser usado também como adubo orgânico, e pode ser aplicado tanto em pequena escala, no âmbito doméstico, na retirada de óleo industrial descartado, quanto em grande escala, como em manchas de óleo no oceano.

polímero orgânico

Durante a sexta edição do evento Design Days Dubai, nos Emirados Árabes, o espaço do Coletivo Amor de Madre apresentou a instalação  “Absorption”, do designer Marko Brajovic, que fez uso do polímero Fohm.Life para construir uma obra conceitual e poética, ao mesmo tempo expondo as soluções de limpeza que o produto possibilita. O coletivo, que é o único representante da América Latina, reúne trabalhos  de designers brasileiros que se utilizam de materiais alternativos e proponham novas soluções sustentáveis e tecnológicas para a área.

polímero orgânico
Oespaço do Coletivo Amor de Madre apresentou a instalação “Absorption”, do designer Marko Brajovic.

polímero orgânico

Abaixo você confere um filme que mostra a ação dessa espuma orgânica em ambiente real:

Leia também:

Cientistas desenvolvem rim artificial que filtra o sangue e não causa rejeição

Britânico de 14 anos transforma seus trabalhos caligráficos extraordinários em negócio de sucesso

Horta comunitária criada por casal transforma vizinhança em Atibaia, interior de SP

polímero orgânico

Fotos: divulgação

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar