Jovens internos criam aquecedor solar sustentável que será construído em abrigo


Jovens internos da Fundação Casa, na cidade de Batatais, interior de São Paulo, desenvolveram um aquecedor solar com canos de PVC e garrafas plásticas, o que é maravilhoso já que além de economizar energia, utiliza somente materiais que iriam para o lixo.

A iniciativa é tão maravilhosa que acabou chamando a atenção da prefeitura da cidade, que está investindo no desenvolvimento de um protótipo que depois será utilizado em um abrigo da cidade. Além do mais, o aquecedor está participando de um concurso que está sendo feito por uma rede varejista brasileira.

Um dos jovens responsáveis por esse projeto maravilhoso disse que a ideia surgiu durante uma aula de geografia, quando o professor, Rodrigo Matassa explicou a importância da utilização de energias limpas e renováveis.

Nesse aquecedor, ao invés da água sair da caixa e ir direto para as torneiras, ela passa por um longo cano de PVC, assim a água é aquecida pelos raios solares. Eles ainda tiveram a ideia simples, porém genial, de pintar os canos de preto, para reter ainda mais calor e deixar a água ainda mais quente!

O professor afirma que este projeto, além de ser uma maneira diferente de aprendizagem, fez com que os jovens refletissem sobre questões importantes em relação ao meio ambiente e sustentabilidade e está sendo essencial no processo de ressocialização também.

Agora o aquecedor criado por eles está sendo construído em um abrigo municipal para crianças em situação de vulnerabilidade social e a previsão é de que fique pronto ainda este mês! Maravilhoso, não é mesmo?

Com informações de Só Notícia Boa

Foto: Adriano Oliveira / G1


Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar