Que tal transformar seu óleo de cozinha usado em biocombustível?


7 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

Agora existe algo melhor que você pode fazer com o óleo usado de cozinha em vez de reciclá-lo ou ainda jogá-lo pelo ralo. A empresa britânica Biobot está oferecendo a Biobot20, um processador de Biodiesel portátil que converte resíduos de óleo doméstico em algo só um pouco mais útil, em Biodiesel. Ele faz isso através de um processo de conversão conhecido como transesterificação. O Biobot20 é também uma ótima maneira de se tornar independente da indústria de combustíveis fósseis e ter seu combustível feito com as próprias mãos.

O Biobot20 tem uma capacidade de 20 litros, o óleo é derramado dentro da câmara de reação é aquecido enquanto você agita com um misturador manual. Uma vez a temperatura está ok, o óleo é testado com um kit fornecido para ver se ele contém a quantidade certa de ácidos graxos livres, bem como determinar a quantidade certa de catalisador de hidróxido de sódio que você precisa. Então é adicionado a quatro litros de metanol seco e misturado até que se dissolva e forma o metóxido de sódio, que é armazenado em um tanque e bombeado para a câmara de reação.

maquina-biodiesel-2

O óleo é novamente aquecido e agitado, levando geralmente de 12 a 24 horas para processar. A essa altura, a glicerina acumulada no fundo do tanque pode ser drenada e o restante do composto é biodiesel que pode ser usado em seu tanque de gasolina.

Os custos de engenhoca toda é de USD $655. O valor pessoal do Biobot20 provavelmente depende da quantidade de tempo que você pode se dedicar à criação de seu próprio combustível, mas com certeza o combustível feito por ele é bem melhor e mais barato do que você pagaria em postos de gasolina. O Biobot pode ajudar na revolução do transporte alternativo de combustível.

 


Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar